Memória

Páginas: 6 (1306 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ESCOLA SUPERIOR DE CRICIÚMA
Curso Superior de Psicologia



TAHINÁ RICKEN
TAIRINI FURLAN




Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais – Memória










CRICIÚMA
2014
Memória

Memória é a nossa capacidade de registrar, manter e ter acesso aos fatos já ocorridos. O ato de memorização tem ralação com onível de consciência e os processos relacionados a aprendizagem dependem intimamente da memória. Existem 4 tipos de memória no campo biológico:
Memória Genética: São os conteúdos de informações biológicas que adquirimos ao longo da história genética da nossa espécie contidos no DNA,RNA, cromossomos e nas mitocôndrias dos seres vivos.
Memória Imunológica: é um conjunto de "informações"registradas e potencialmente "recuperáveis" pelo sistema imunológico de um ser vivo;
Memória Cognitiva ou psicológica: Diferente das outras atividades do sistema nervoso, esta permite ao indivíduo registrar, conservar e evocar a qualquer momento os dados apreendidos pelas suas experiências;
Memória Cultural: É responsável pelo armazenamento das nossas práticas culturais produzidas, armazenadas emantidas por um grupo social minimamente estável.
A memória cognitiva é composta por três fases ou elementos básicos:
1 Fase de percepção, registro e fixação;
2 Fase de retenção e conservação;
3 Fase de reprodução e evocação.
Primeiramente iniciamos o processo de “Reconhecimento de Padrões” que acontece na Memória Sensorial-Motora e envolve associação de significado a um padrão sensorial. O segundoprocesso acontece na chamada “Memória de Curto Prazo” que recebe as informações já codificadas pelo mecanismo de reconhecimento padrão da Memória, a Sensorial-Motora e retém estas informações por alguns ou talvez alguns minutos para que sejam utilizadas, descartadas ou mesmo organizadas para serem armazenadas. E o terceiro processo acontece na “Memória de Longo Prazo” que recebe as informaçõesda “Memória de Curto Prazo” e as armazena. Geralmente as informações armazenadas nessa memória são as que de alguma maneira nos afetam. E a capacidade armazenamento dessa memória é ilimitado.
O processo de memorização de elementos mnêmicos depende basicamente de:

Do nível de consciência e do estado geral
Da atenção global e capacidade de manutenção desta sobre o conteúdo
Da sensopercepçãopreservada
Do interesse e colorido emocional, assim como o empenho em aprender
Do conhecimento anterior
Da capacidade de compreensão do conteúdo
Da organização temporal das repetições
Dos canais sensoperceptivos envolvidos

Para que ocorra a memorização existem dois caminhos, o primeiro requer a repetição do elemento a ser memorizado e o segundo é a associação desse elemento a outro parafacilitar a memorização. Contudo, determinados conteúdos podem ser esquecidos, e os processos de esquecimento são:
1. Esquecimento normal, fisiológico: por desinteresse do indivíduo ou por desuso.
2. Esquecimento por repressão (Freud): quando se trata de conteúdo desagradável ou pouco importante para o indivíduo, podendo, no entanto, o sujeito, por esforço próprio, voltar a recordar certosconteúdos reprimidos (que ficam estocados no pré-consciente).
3. Esquecimento por recalque (Freud): certos conteúdos mnêmicos, devido ao fato de serem emocionalmente insuportáveis, são banidos da consciência, podendo ser recuperados apenas em circunstâncias especiais (ficam estocados no inconsciente).

Agnosia

Dividimos em 2 grupos os tipos de agnosias que é surgido. Frequentemente esses fatoressão associados aos transtornos mentais. A agnosia é definida como déficits do reconhecimento de estímulos sensoriais Objetos e fenômenos, A síntese das sensações de forma a constituir percepções conscientes dá-se nas zonas corticais do SNC. A anestesia, surdez ou cegueira podem resultar da lesão de um órgão sensorial periférico, do nervo aferente ou da zona cortical do SNC onde se projetam essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MEMORIA
  • Memória
  • Memória
  • Memórias
  • memoria
  • Memoria
  • Memórias
  • Memoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!