Memória

Páginas: 3 (607 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
O que é a memória? A memória é a capacidade de registrar, armazenar e manipular informações provenientes de interações entre o cérebro e o corpo ou todo o organismo e o mundo externo. É a base dosnossos sentimentos ou de qualquer atitude cotidiana, variando conforme os diferentes períodos da vida. A memória iónica é a retanção de imagens, que exige uma grande captação de informações, porexemplo, a cor da imagem e o que nela esta gravado, e em muito pouco tempo. Por vezes quando tentamos desencadear as informaçoes que temos elas parecem confusas, é o esquecimento que é muito comum noprocesso da memória.
Como funciona a memória? A memoria depende de apenas 3 processos sequenciais: a codificaçao, que envolve a formaçao de um codigo de memoria, o armazenamento, que envolve a manutençaoconstante da informaçao codificada na memoria e a recuperaçao, que envolve a recuperaçao de informaçao armazenada na memória. A memoria é um comportamento bastante complexo e dinamico que consiste naaquisicao, retençao e actualizaçao de informaçao relativa a fenomenos nao actuais. A fase de aquisiçao inicio o processo de memorizaçao e consiste na captaçao da informaçao, codificando os dados.Quais os diferentes tipos de memoria?
Memória a curto prazo: Recebemos a informação que nos chega do meio e temos tendência para a armazenar. Possuímos sempre uma memória sensorial auditiva e visual.Esta informação armazenada, se não for alvo de atenção, passa para a memória a curto prazo. Memória a longo prazo: Para que entre no domínio da memória a longo prazo, terá de ser repetida várias vezes.Memória sensorial: depende do sentido pelo qual nos chega a informaçao, podemos identificar uma memória visual, olfactiva, auditiva, gustativa e tactil.
Reconhecimento: é a capacidade para saberqual a informaçao necessaria e onde ficou registada para se conseguir aceder à mesma. O reconhecimento implica recuperar a informaçao mas seleccionando-a nu momento concreto.
Funçao social da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MEMORIA
  • Memória
  • Memória
  • Memórias
  • memoria
  • Memoria
  • Memórias
  • Memoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!