Memória e Esquecimento

Páginas: 2 (407 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014


Memória e esquecimento

A perda da capacidade de recordar ou de reproduzir o que foi aprendido designa-se por esquecimento. Acontecendo com todas as pessoas, o esquecimento é um fenómenonatural. Trata-se de um processo normal e positivo cuja função é seleccionar materiais inúteis que, ao serem perdidos, criam condições para novas aprendizagens e para uma superior adaptação ao meio.Esquecimento regressivo

O esquecimento regressivo ocorre quando surgem dificuldades em reter novos materiais e em recordar conhecimentos, factos e nomes aprendidos recentemente. Este tipo deesquecimento é especialmente sentido por pessoas de certa idade e pode dever-se à degenerescência dos tecidos cerebrais.

Esquecimento motivado

Como o próprio termo deixa transparecer, o esquecimentomotivado significa que esquecemos porque temos razões (estamos motivados) para esquecer, habitualmente porque uma recordação é desagradável e perturbadora.

Neste sentido, Freud apresentou umaconcepção de esquecimento que decorre da sua teoria sobre o psiquismo humano, segundo a qual nós esquecemos o que, inconscientemente, nos convém esquecer. Este esquecimento resulta de um recalcamento, ouseja, é um modo inconsciente de as pessoas se libertarem de recordações perturbadoras. É o que acontece com o esquecimento de situações de medo, dor ou angústia vividas pelo indivíduo.

Interferênciadas aprendizagens

A interferência é um fenómeno que ocorre quando ao tentarmos recordar algo, uma informação gravada antes (interferência proactiva) ou depois (interferência retroactiva) da quetentamos recuperar impede o acesso a esta. Segundo esta explicação, o esquecimento não significa que a recordação de algo desapareceu, mas sim que outro conteúdo mnésico semelhante ao que tentamosrecuperar provocou uma confusão entre elementos informativos, tornando-se assim um obstáculo à reactualização da informação pretendida.

Dois exemplos:

- Um turista francês na sua primeira viagem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memória e esquecimento
  • Memória, esquecimento e silencio
  • Memoria , Esquecimento Silêncio
  • memoria esquecimento ,silencio
  • Atenção, memória e esquecimento
  • Memória, Esquecimento, Silêncio
  • A psicologia no brasil: memoria e esquecimento
  • Memória e esquecimento de Deus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!