MEMÓRIA D`ÁFRICA

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014
 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDU
CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA



Demerson Lopes Olimpio













MEMÓRIA D`ÁFRICA

























Maceió
2013
Demerson Lopes Olimpio















MEMÓRIA D`ÁFRICAMaceió
2013
SERRANO, Carlos; WADMAN, Maurício. Memória da África: a temática africana na sala de aula. São Paulo: Cortez 2007. África: unidade e diversidade p. 82 - 125


A África foi a berço da humanidade lá surgiram os gêneros homo construindo a sociedade e sua cultura. A ocupação do planeta teve inicio na África, o Homo sapiens sapiens, que habitava estecontinente, migrou para outras partes do mundo. As migrações foram determinadas pela natureza e proporcionaram uma troca de culturas diferentes fazendo surgir novos povos. Com a civilização os povos evoluíram porém existia povos escravos mas que tinham contato e comércio.
A África ofereceu condições para os povos se desenvolverem e para domina-la foram disseminadas categorias preconceituosaspor parte de outros continentes. Um povo que é visto como excluído e desigual. Diante dessa exclusão o fato de a África ter sido berço da escrita não teve muita importância nem foi difundido por parte dos dominadores Europeus.
Os povos africanos adotavam a oralidade isso fez com que fossem classificados como analfabetos porém algumas comunidades possuíam seus métodos de comunicação sem precisar daescrita. Na colonização foram introduzidos diferentes alfabetos e línguas, que eram utilizados na África, com a finalidade de destruir a herança cultural dos povos.
Essa introdução de novos idiomas foram realizadas pelos missionários europeus tendo como resultado uma nova geração de africanos analfabetos no próprio idioma e pouco alfabetizados no idioma europeu. Em relação a religião a igrejapor anos discutiu a existência de alma nos negros e se estes poderiam entrar para o reino do céu.
África pode ser entendida como um conjunto de valores, concepções, conceitos, uma forma de ser e de pensar de um povo. A espécie humana teve origem na África os povos em seguida foram fazendo miscigenações de todo tipo, trocando experiências culturais. Assim sendo originários dos mesmos povos nãopodemos dizer que a espécie humana tem várias raças.
Diante do exposto quando falamos na sociedade brasileira também podemos pensar que este foi influenciado, como toda a humanidade, pelos africanos.
Para compreender a África devemos levar em consideração a sociedade africana tradicional. Para entender devemos dois conceitos: a modernidade e a tradição. A modernidade que fez com que a sociedadeperdesse um pouco de suas tradições. A tradição pode ser considerada o oposto da modernidade. A tradição africana manteve-se viva pela capacidade dos africanos de mantê-las, recriam experiências, mas não perdem a originalidade.
A África tradicional influenciou a forma de ser e de pensar do homem africano. A identidade do africano esta na família, sendo esta grande conhecida como família extensapois são considerados parentes diretos e parentes distantes. Esta família extensa é considerada o primeiro espaço de vida social do individuo. Uma instituição importante para compreender o africano.
A África tem seu mercado local que são as feiras, estas são consideradas como o núcleo da vida em comunidade. O comércio tem significados religiosos, políticos, econômicos e sociais, este inserido nomundo da tradição africana.
A comunidade africana faz relação entre os vivos e os antepassados, para eles existe um intermediário obrigatório entre dois mundos chamado chefe da comunidade. Os ancestrais deixaram um conhecimento importante que foi adquirido empiricamente. Acredita-se que a força vital esta presente em todos os seres e a força primordial é o principio que originou a criação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memória da África
  • Vozes d’ Africa.
  • africa
  • Africa
  • AFRICA
  • AFRICA
  • Africa
  • Africa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!