Memória, esquecimento e silencio

Páginas: 4 (791 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Trad. Dora Rocha Flasksman. Rio de Janeiro: Estudos Históricos, 1989.


Resumo elaborado por Lucas Cordeiro Lopes, acadêmico do 1º ano do cursode Publicidade e Propaganda nas Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS, como requisito avaliativo na disciplina de Oficina de texto I ministrada por Sandra Regina Nóia Mina.

Ao elencarprismas cunhados por Maurice Halbwachs, por meio de seu tratado “Memória, Esquecimento, Silêncio”, Michael Pollak reitera o papel dos pontos de referência frente à memória coletiva. Halbwachs, naconcepção pollakiana, defende que a inserção do indivíduo ao âmbito social se dá por meio da memória comum, forjada através dos inúmeros referenciais históricos, ícones responsáveis pela promoção de conexõesentre as memórias, a saber, individual e coletiva.
Costumes, regulamentos, convenções, mitos históricos e monumentos são, dentre outros, clássicos exemplos de um sistema de referências cujo efeitomais notável consiste em reafirmar o sentimento de pertencimento, isto é, suscitar um febril nacionalismo por meio da exaltação de peculiaridades culturais.
Sob a égide e Émile Durkheim, Pollakcomplementa as colocações de Halbwachs conceituando os referenciais acima mensurados como indícios empíricos de memória coletiva. Seriam indicadores – a partir da ótica proposta por Durkheim – impostossobre grupos submissos e autômatos. Halbwachs, em contrapartida, procura abrandar tamanha opressão atribuindo ao sujeito a prerrogativa da seletividade.
Tal prerrogativa permitiria o surgimento de umareciprocidade, um processo de negociação que, ao invés de mera imposição, se configuraria apenas com o consentimento do indivíduo e culminaria em coesão social de caráter afetivo.
A brandaconciliação entre as memórias proposta por Halbwachs perdeu espaço para o pessimismo contemporâneo, segundo o qual, os processos solidificadores de uma memória convencionada, bem como seus autores e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • memoria esquecimento ,silencio
  • Memória, Esquecimento, Silêncio
  • POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio
  • Memória, Esquecimento
  • Memória e esquecimento
  • Memória e Esquecimento
  • Atenção, memória e esquecimento
  • A psicologia no brasil: memoria e esquecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!