Memória descritiva de projecto de arquitectura

Páginas: 5 (1220 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2012
Concurso de Concepção – QUARTEL DE BOMBEIROS DE PORTO SANTO
Memória Descritiva do Projecto

INTRODUÇÃO
O lugar fica situado no vale entre o planalto do Aeroporto e a elevação do Pico do Castelo. Fica imediatamente acima da barragem, maior reserva de água doce da ilha, e é servido por uma das principais estradas que ligam as costas norte e sul.
O novo Quartel dos Bombeiros Voluntários dePorto Santo assume-se como um paradigma e uma referência no território pela sua estrutura estelar, a qual estabelece um paralelo entre a lógica de rápido e igual acesso a qualquer ponto da sua estrutura de organização interna a partir do sistema central de circulação e a sua privilegiada situação central no território da ilha. A sua estruturação em três diferentes e elegantes volumes orientados emdinstintas direcções cria referências na envolvente próxima para o desenvolvimento urbano. Como um farol na linha de mar, o Quartel dos Bombeiros Voluntários proposto assume-se como uma marco visual no centro da ilha, contemplando longe do alto da sua torre, e marcando uma nova e contemporânea direcção na crescente urbanização, como nova centralidade, um novo gerador de usos e práticas sociais.PROGRAMA
O programa está organizado em três volumes independentes, cada um correspondendo a uma das principais funções/áreas do programa, interligados pela torre que cruza o sistema de circulação vertical da escada em espiral com a circulação horizontal em todas as direcções, tendo como eixo e marco central o varão dos Bombeiros.
Disposto em estrela, o conjunto do edifício mais a praça/paradadesenvolve uma tipologia em L, irradiando da torre, o elemento agregador central que se eleva e se converte em referência visual assim como em privilegiado posto de observação e vigilância – eleva-se desde o hall de entrada, na sua escada em espiral, ligando os pisos e os programas e ascendendo sobre estes acima da volumetria geral do edifício. Mais além do cuidado posto sobre todas as questõesfuncionais, é o edifício que dá forma à praça/parada, é a massa que cria espacialidade no vazio do terreno de intervenção. O conceito almeja criar uma clara e funcional organização do programa, afirmando-o como um novo ícone no território da ilha, tirando proveito do contexto e das suas especificidades.
O piso térreo abarca as áreas técnica e operativa, onde se encontram todos os equipamentos edispositivos operacionais, desde a manuntenção ao parqueamento dos veículos da corporação, junto dos equipamentos necessários para a acção dos bombeiros. Concerne à maior área do edifício e exalta o espírito voluntário corporativo ao serviço da segurança e protecção colectivas na sua fachada translúcida que permite entrever todo o aparato operacional desde a parada.
No segundo piso fica situada a Salade Controlo que comunica visualmente com o interior do hangar operacional e as zonas técnicas, de forma a controlar todas as operações em tempo real, assim como tem vista directa sobre a parada permitindo a coordenação de todos os exercícios de treino. No mesmo piso estão localizadas as camaratas e as áreas de relaxamento para os efectivos da corporação, proporcionando um rápido e directo acesso àárea operacional e aos equipamentos técnicos tanto pela escada que a eles conduz directamente como pelo varão dos bombeiros.
O programa público fica situado no terceiro piso, ligando as áreas administrativas com a Protecção Civil, ambos com acesso directo para o Salão Polivalente atravessando o hall. O Salão é dotado de um bar que o provém de uma maior versatilidade na realização de eventos denaturezas diversas e domina visualmente sobre toda a parada.

EDIFÍCIO ECO-SUSTENTÁVEL
A solução proposta foi pensada e desenhada para ser energeticamente autosuficiente e eco-sustentável, não só tirando proveito dos recursos naturais disponíveis, mas sobretudo propondo soluções que se servem das características arquitectónicas e estruturais do edifício (nascidas já no conceito) para optimizar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memória descritiva e justificativa do projecto de arquitectura projecto de execução
  • Memoria descritiva de projecto
  • Memoria descritiva do projecto de vias
  • Memoria descritiva para candidatura projecto criação próprio emprego
  • Projecto arquitectura
  • Memória descritiva
  • Memória descritiva
  • memória descritiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!