Memória de computador

Páginas: 15 (3554 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
MEMÓRIA
Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado.

A memória do computador pode ser dividida em duas categorias:

· Principal: de acessomais rápido, mas de capacidade mais restrita. Armazena informações temporariamente durante um processamento realizado pela UCP.
· Secundária: de acesso mais lento, mas de capacidade bem maior. Armazena grande conjunto de dados que a memória principal não suporta.

UNIDADE BÁSICA DE MEMÓRIA

O computador só pode identificar a informação através de sua restrita capacidade de destinguirentre dois estados, por exemplo, algo está imantado num sentido ou está imantado no sentido oposto. A uma dessas opções o computador associa o valor 1, e ao outro estado, o valor 0.
Os dígitos 0 e 1 são os únicos elementos do sistema de numeração de base 2, sendo então chamados de dígitos binários, ou abreviadamente, bit. Entenda-se por bit a unidade básica de memória, ou seja, a menorunidade de informação que pode ser armazenada num computador.

ORGANIZAÇÃO DA MEMÓRIA

Como o valor de um bit tem pouco significado, as memórias são estruturadas e divididas em conjuntos ordenados de bits, denominados células, cada uma podendo armazenar uma parte da informação. Se uma célula consiste em k bits ela pode conter uma em 2k diferente combinação de bits, sendo que todas as célulaspossuem a mesma quantidade de bits.
Cada célula deve ficar num local certo e sabido, ou seja, a cada célula associa-se um número chamado de seu endereço. Só assim torna-se possível a busca na memória exatamente do que se estiver querendo a cada momento(acesso aleatório). Sendo assim, célula pode ser definida como a menor parte de memória endereçável.
Se uma memória tem n células o sistemade endereçamento numera as células seqüencialmente a partir de zero até n-1, sendo que esses endereços são fixos e representados por números binários. A quantidade de bits em um endereço está relacionado a máxima quantidade de células endereçáveis. Por exemplo, se um endereço possui m bits o número máximo de células diretamente endereçáveis é 2m.
A maioria dos fabricantes de computadorpadronizaram o tamanho da célula em 8 bits(Byte). Bytes são agrupados em palavras, ou seja, a um grupo de bytes(2,4,6,8 Bytes) é associado um endereço particular. O significado de uma palavra é que a maioria das instruções operam em palavras inteiras.
Os bytes em uma palavra podem ser numerados da esquerda para direita ou da direita para esquerda. O primeiro sistema, onde a numeração começa no ladode alta ordem, é chamado de computador big endian, e o outro de little endian. Ambas representações são boas mas quando uma máquina de um tipo tenta enviar dados para outra, problemas de posicionamento podem surgir. A falta de um padrão para ordenar os bytes é um grande problema na troca de dados entre máquinas diferentes.

O TAMANHO DA MEMÓRIA

Esse é o indicador da capacidade de umcomputador. Quanto maior ela for, mais informação poderá guardar. Ou seja, quanto mais bytes a memória tiver, mais caracteres poderá conter e, consequentemente, maior o número de informação que guardará.
A memória é geralmente apresentada em múltiplos de K, M(mega), G(giga) ou T(tera).
1K eqüivale a 210
1M eqüivale a 220
1G eqüivale a 230
1T eqüivale a 240
Em geral,o tamanho da célula depende da aplicação desejada para a máquina.
Emprega-se células pequenas em máquinas mais voltadas para aplicações comerciais ou pouco cientificas. Uma memória com células de 1 byte permite o processamento individual de caracter, o que facilita o processamento de aplicações como editores de textos.
Por outro lado, cálculos científicos seriam desvantajosos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memórias de Computador
  • As memórias do computador
  • Memorias do computador
  • Memória de computador
  • Memorias de computador
  • Memoria de computador
  • Memórias de computador
  • memorias de computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!