Memória é a faculdade de reter as idéias

Páginas: 11 (2507 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2013
Introdução:
Memória é a faculdade de reter as idéias, impressões, imagens e conhecimentos adquiridos. Memorizar é, trazer à lembrança fatos de nosso conhecimento já devidamente arquivados em nosso cérebro. Quando nascemos já trazemos para esta vida referencias que nos são passadas pelo registro genético de nossos pais, como por exemplo, o fato de uma criança recém-nascida procurar o seio maternopara alimentar-se(FOTO). E enquanto crescemos, ao longo de nossos dias, acumulamos mais conhecimento, o que chamamos de memória adquirida. Esses conhecimentos são acionados à medida que precisamos deles, são dispostos a memória para serem colocados em prática de uma forma sistemática durante as diferentes atividades. Entretanto é comum diante de tantas informações darmos mais atenção a umas emrelação a outras, e assim venhamos falhar no momento de resgatar alguma informação na qual já tivemos contato(FOTO, interrogações). Esquecemo-nos, não lembramos mais ou temos dificuldade de lembrar nomes de pessoa, endereços, etc . Sendo assim, há três tipos de memórias: a de curtíssimo prazo (dura apenas alguns segundos)(FOTO EXEMPLO, PONTOS DE INTERROGAÇÃO), curto prazo(quando o cérebro consideraos dados não merecedores de armazenamento)(FOTO EXEMPLO, TELEFONE COM NÚMEROS- NÚMERO DE TELEFONE APENAS PARA DIGITAR NA HORA) e longo prazo (trabalha com informações estruturadas, com interesse e motivação – fazer resumos e revisões reforça esse tipo de memória)(FOTO EXEMPLO, CRIANÇA BRINCANDO DE BALANÇO- INFÂNCIA). A Memória
Sensorial é responsável pelo processamento inicial da informaçãosensorial e sua codificação. O segundo processo acontece na chamada Memória de Curto prazo. A Memória de Curto Prazo recebe as informações já codificadas pelos mecanismos de reconhecimento de padrões da Memória Sensorial-Motora e retém estas informações por alguns segundos, talvez alguns minutos, para que estas sejam utilizadas, descartadas ou mesmo organizadas para serem armazenadas. O terceiroprocesso acontece na Memória de Longo Prazo. A Memória de Longo Prazo recebe as informações da Memória de Curto Prazo e as armazena. A Memória de Longo Prazo possui capacidade ilimitada de armazenamento e as informações ficam nela armazenadas por tempo também ilimitado(FAZER RELAÇÃO DE QUADRINHOS COM ISSO). A utilização de um tipo de memória é exclusivamente da nossa vontade. Todas nossas ações epensamentos nada mais são que fruto da memória, são apenas lembranças(FOTO LEMBRANÇAS).  Normalmente, utilizamos muito pouco da nossa capacidade de memorização. Mas podemos, através de métodos simples e eficazes, aumentar grandemente nosso poder de memorização.

Não é errado afirmar-se que memória e inteligência são essencialmente a mesma coisa. E eu explico por quê: a função intelectual só épossível a partir das informações que temos registradas na memória. Ninguém consegue pensar sobre o que não sabe, no entanto, consegue pensar muito bem se tiver "armazenadas" boas informações a respeito do assunto.(FOTO CABEÇA PENSANDO)
Importante: raciocinar nada mais é do que "comparar informações que temos na memória". Assim sendo, pode-se afirmar com segurança que todo raciocínio é uma comparação,seja ela entre dados isolados, conceitos, procedimentos etc.(QUADRINHO COLORIDO, FOTO RACIOCÍNIO)
Todos nós sabemos, entretanto, que é tão fundamental "aprender" quanto "lembrar" daquilo que se aprendeu. Sem "lembrar" das coisas que estudamos, toda esta aprendizagem perde o seu valor prático e não nos serve para nada. Para facilitar essa "lembrança", todavia, existem diversas técnicas agrupadasnuma ciência bastante interessante chamada Mnemotécnica (ou Menmônica)(FOTO DE DESENHOS DE GREGOS E ÁRABES) que já era praticada pelos antigos gregos, pelos fenícios, árabes etc. O que a ciência moderna fez foi, simplesmente, recuperar e adaptar tais técnicas para a nossa realidade cultural.

Só a título de curiosidade, vale lembrar que antes da invenção do primeiro alfabeto linear (por volta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OPORTUNIDADES E IDEIAS faculdade Cris
  • RETER
  • Reter talentos
  • Como reter talentos
  • Sem idéia
  • Ideias
  • Ideia minha
  • ideias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!