Meloo'

414 palavras 2 páginas
Movimento Negro

O movimento negro foi criado para o combate ao racismo, trazido também para o Brasil o seu principal objetivo é acabar com o preconceito racial. Essa luta não vem de hoje. O movimento começou a ganhar força na década de 30, com a Frente Negra Brasileira. Mas somente em 1978 nasceu o Movimento Negro Unificado, que deu origem a vários grupos de combate ao racismo, como associações de bairro, terreiros de candomblé, blocos carnavalescos, núcleos de pesquisa e várias organizações não-governamentais.
Para também nos mostrar a contribuição dos negros na sociedade, para isso é preciso que as populações reconheçam a importância do papel deles em nossa cultura, chamada cultura afras brasileira Podemos considerar que as primeiras formas de resistência dos negros a escravidão ainda nos navios que os traziam de sua terra natal, a África, sejam as primeiras expressões do Movimento Negro no Brasil. As lutas para manterem vivas suas tradições e pela resistência ao trabalho escravo traçam um importante momento histórico desse Movimento, que ao longo de sua formação assistiram várias batalhas para a inserção desses grupos dentro da sociedade.
No final do século XIX, já circulavam vários jornais voltados para a população negra com o objetivo de denunciar a descriminação racial. Dessa iniciativa surgiram alguns fundadores da chamada "Frente Negra Brasileira" em 1931, que chegou a se transformar em partido político em 1936 Movimento Negro no Brasil, que tem o objetivo de denunciar, permanentemente, todo tipo de racismo e organizar a comunidade negra. identidade do negro precisa ser melhor direcionada, no conceito da miscigenação tanto étnica quanto cultural. Com o objetivo de buscar o resgate da identidade do negro o Governo federal atendeu a uma demanda do Movimento Negro, adotando a lei 10.639/03, que insere no currículo escolar a História da África. Essa vitória significa para o Movimento um resgate da cultura negra, que tende a informar a população a

Relacionados

  • aluminio
    1470 palavras | 6 páginas
  • ANTIBIÓTICOS: NECESSIDADE DE EDUCAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E NOVAS MEDIDAS DE
    23910 palavras | 96 páginas
  • Anais Abemcongresso 2010 Parte2
    397825 palavras | 1592 páginas