Melhorias da qualidade no serviço público através da disseminação do uso de software livre

Páginas: 10 (2402 palavras) Publicado: 5 de maio de 2011
MELHORIAS DA QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO ATRAVÉS DA DISSEMINAÇÃO DO USO DE SOFTWARE LIVRE

Edrilene Barbosa Lima Justi. edrilene@gmail.com

Administradora (UFMS). Mestre em Agronegócios (UNB, UFGO, UFMS).
Jamson Justi. jamsonjusti@yahoo.com.br
Engenheiro Mecatrônico (UCDB). Pós graduando em Sistemas de Informação (UNIGRAN)

Área Temática: Tecnologia e Produção

Resumo
A qualidade podeser alcançada se observadas algumas características, como excelência, valor, especificações, conformidade, regularidade e adequação ao uso. É possível através dessas definições de qualidade melhorar o serviço público como um todo, aliando-se tecnologia e participação da sociedade, instituições de ensino, e do próprio funcionalismo público. Nesse contexto se encontra a questão do uso do softwarelivre, que, proporciona além de reduções de custo, se comparado a licenças de softwares fechados, uma interação com a sociedade, e faz com que se desenvolvam programas criados especificamente para atender as necessidades do governo. A partir dessas referências, foram apontadas propostas para a melhoria no serviço público do estado de Mato Grosso do Sul através do uso de software livre.

1.Introdução
Há muitas definições para a idéia da qualidade e diversos autores dedicaram suas carreiras para estudá-la: Shewhart, Dodge, Romig, Feigenbaum, Deming, Juran, Ishikawa, dentre os mais destacados.
Maximiano (2006) traz as principais definições para a qualidade:
• Excelência: o melhor que se pode fazer, o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação;
• Valor:qualidade como luxo. Maior número de atributos. Utilização de materiais ou serviços raros, que custam mais caro. Valor é relativo e depende da percepção do cliente, seu poder aquisitivo e sua disposição para gastar.
• Especificações: qualidade planejada. Projeto do produto ou serviço. Definição de como o produto ou serviço deve ser.
• Conformidade: grau de identidade entre o produto ouserviço e suas especificações.
• Regularidade: uniformidade. Produtos ou serviços idênticos.
• Adequação ao uso: qualidade de projeto e ausência de deficiências.
França (2009) também destaca que no Brasil, assim como em outros países, têm surgido iniciativas de qualidade no setor público. Uma das iniciativas mais amplas é o Programa de Qualidade do Governo Federal, criado em 1998 etornado Programa da Qualidade no Serviço Público em 2004.
Percebe-se um grande esforço por parte das organizações em adotar os padrões defendidos pelo conceito de qualidade, inclusive por parte de organizações públicas. Uma dessas ações inclui estratégias relativas ao uso das tecnologias de informação.

2. Materiais e Métodos
A metodologia adotada foi levantamento bibliográficopara a construção do referencial teórico e teve como método de abordagem o indutivo (Lakatos e Marconi, 1992).
A motivação do artigo baseou-se nas experiências profissionais e acadêmicas de ambos os autores no intento de colaborar com a gestão pública do estado de Mato Grosso do Sul.

3. Resultados e Discussão

3.1 Sistemas de informações e a sociedade do conhecimento
SegundoOzaki et al. (2008), a sociedade da informação e gestão do conhecimento desempenham papéis relevantes e complementares nos cenários de negócios contemporâneos. As suas influências já podem ser percebidas pelas mudanças que estão sendo introduzidas nas empresas, governos, instituições de pesquisas e universidades ao redor do mundo. Alguns conceitos-chave dessa mudança estão se tornando conhecidostambém no Brasil, como por exemplo: conectividade, integração, colaboração, competências, inovação, dentre outros.
Os autores Laudon & Laudon (2007) enfatizam que hoje todas as empresas, pequenas ou grandes, locais, nacionais ou globais, usam os sistemas de informação para atingir importantes objetivos organizacionais, como excelência operacional, relacionamento mais estreito com clientes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Software livre no serviço publico
  • Proposta de melhoria serviços públicos
  • Qualidade e melhoria dos sistemas de serviços
  • Qualidade no serviço publico estadual
  • A busca pela qualidade no serviço publico
  • Qualidade serviço publico legislativo
  • Gestão da qualidade no serviço público
  • Programa da Qualidade no Serviço Público

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!