Melhoria da segurança no processo de calibração de válvulas de alívio e/ou segurança – um estudo de caso

Páginas: 17 (4012 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS – UEA
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA – EST
COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
















PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES II


















MANAUS
JULHO 2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS – UEA
ESCOLA SUPERIOR DETECNOLOGIA – EST
COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO










Melhoria da segurança no processo de calibração de válvulas de alívio e/ou segurança – Um estudo de caso












ALUNO: Joaldo Bezerra da Costa Junior
TURMA: T-06
PROFESSOR: Sérgio Alexandre Kucera





MANAUS
JULHO 2008

I - INTRODUÇÃO

Antes detudo, se faz necessário o conhecimento acerca do que vem a ser válvulas de segurança, que é um dispositivo que tem como papel principal proteger equipamentos de sobre-pressões, aliviando-os de modo a garantir a continuidade operacional, e de certa forma protegendo as pessoas contra falhas que podem ocorrer em tais equipamentos.
Inicialmente vamos conhecer um pouco sobre válvulas desegurança, as partes que as compõem, o seu funcionamento, passando pela parte que cabe a inspeção e finalmente a calibração das válvulas.
O estudo de caso está baseado em uma implementação de melhoria das condições de trabalho voltado à segurança do trabalho, mostrando uma comparação entre os riscos a que os trabalhadores estavam expostos durante a calibração com a bancada de PSV (válvulas desegurança) nova (da forma como é comercializada, ou seja, sem proteção adequada) e com a implantação de uma proteção tipo caixa.
O presente trabalho vem expor um projeto de melhoria no setor de calibração e inspeção de válvulas de segurança e/ou alívio, tendo como foco principal à segurança das pessoas envolvidas no processo.















II - DESENVOLVIMENTO

2.1Conceitos básicos sobre válvulas

De acordo com Massafera (2004), uma válvula de segurança / alívio é um dispositivo auto-operado, que usa a energia do próprio fluído que controla para sua operação. Isso decorre devido ao fato de existir uma área onde existe a atuação de uma pressão fluida e uma mola que impõe força contrária a esta pressão, impedindo até certo ponto a sua abertura. Emprincípio, deve atender a três funções básicas, de forma confiável e precisa:
o Abrir a uma pressão pré-determinada;
o Descarregar todo o volume previsto em seu dimensionamento, na sobre-pressão permitida;
o Fechar dentro do diferencial de alívio permitido, com a vedação inicial.


Segundo Gazini (2006), a válvula de segurança e alívio de pressão é um dispositivoautomático movimentado por mola que proporciona uma boa vedação quando a pressão volta ao normal. É largamente utilizada na indústria de petróleo e nas centrais de geração de vapor. O detalhe interessante em relação à vedação é o tipo de fluido que está em contato com os componentes internos, mais especificamente o disco, pois um fluido com sólidos suspensos pode, no momento da abertura, alojar-seentre a sede e o disco, fazendo com que a PSV fique em condição de passagem do fluido, proporcionando perda de produção e aumento do desgaste dos componentes internos.
Pela norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT 04.011.07-008 (2004), temos uma distinção entre válvulas de segurança e alívio. Válvula de segurança é um dispositivo automático de alívio de pressãocaracterizado por uma abertura instantânea (pop) uma vez atingida a pressão de abertura, sendo usada para fluidos compressíveis. Válvula de alívio é um dispositivo automático de alívio de pressão caracterizado por uma abertura progressiva e proporcional ao aumento de pressão acima da pressão de abertura, sendo usada para fluidos incompressíveis. Logicamente existe um terceiro tipo de válvula que une os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Válvula de segurança e alívio
  • Válvulas de segurança para caldeiras e processos
  • Estudo de caso: processo de melhoria contínua em uma cabine de lavagem de válvulas
  • Estudo de casos
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso em segurança pública
  • Estudo de Caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!