MELHORIA CONTÍNUA

Páginas: 11 (2663 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
Melhoria Contínua
Antes de pensarmos em Melhoria Contínua, devemos conhecer um pouco da história da Qualidade e entender sua evolução, pois sem essa, não teríamos o desenvolvimento do que conhecemos hoje de Melhoria Contínua.

Um pouco da História
A Qualidade não é um tema novo, ela sempre esteve presente na vida do homem. Pela própria natureza, a busca pela melhoria, aperfeiçoamento erealização sempre foi uma constante.
No início, nas eras pré-históricas, com a utilização da agricultura, o homem passou a cuidar da qualidade daquilo que plantava e colhia. Por questão de segurança e sobrevivência, preocupava-se também com a qualidade das pedras selecionadas para a fabricação de armas e ferramentas. Lascas afiadas eram retiradas de pedras e serviam para cortar carne e retirar frutose polpas de várias plantas, ou seja, a qualidade sempre existiu, mesmo que de maneira rústica e não intencional e se evoluiu à medida que a humanidade se desenvolveu.
Engana-se quem pensa que a preocupação com a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes é coisa recente. Por volta de 2150 a.C. na Mesopotâmia, o rei Hamurabi, criou um condigo de regras e condutas onde continham leis de puniçãopara eventos da vida cotidiana. O objetivo dessas leis eram unificar o reino e apresentavam punições para regras estabelecidas em várias áreas como relações familiares, comércio, construção civil, agricultura, pecuária e as punições ocorriam de acordo com a posição social que a pessoa criminosa ocupava na hierarquia social (Gonçalves, 2009). Esse código demonstrava preocupação com a durabilidadee funcionalidade dos produtos produzidos na época, de tal forma que, se um construtor negociasse um imóvel que não fosse sólido o suficiente para atender à sua finalidade e desabasse, o construtor seria imolado.
Os fenícios imputavam a mão do fabricante de determinados produtos que não fossem produzidos segundo as especificações governamentais com perfeição. Já os romanos desenvolveram técnicasde pesquisa altamente sofisticadas para a época e as aplicavam principalmente na divisão de mapeamento territorial para controlar as terras rurais incorporadas ao império, ou seja, criaram padrões de qualidade como métodos de medição e ferramentas específicas para execução desses serviços (Aildefonso, 2006). Os egípcios já usavam sistemas de medição nas pedras usadas na construção das pirâmides. Osgregos mediam construções e aquedutos para certificarem que estavam conforme especificação. Mais tarde, na Europa renascentista, artesãos especificavam, mediam, controlavam e asseguravam a qualidade de trabalhos de pintura, tapeçaria, escultura e arquitetura (Aildefonso, 2006).
A China, por volta dos séculos 16 a.C. - 11 a.C. atingiu alto estágio de desenvolvimento através da praticidade,durabilidade e o bom gosto artístico de seus produtos que sempre chamaram a atenção mundial. Segundo Waldir Algarte, por volta dos séculos 11 a.C. – 8 a.C. houve na China promulgação de leis e decretos assim estipulados: “É proibido colocar à venda utensílios, carros, tecidos de algodão e de seda cujas dimensões ou requisitos da qualidade não atendam as exigências das normas” (Algarte & Quintanilha,2000). Essas determinações não somente mostram que já havia certo padrão de qualidade para produtos, mas também que os decretos eram promulgados para banir do mercado produtos inferiores, bem como para consolidar o controle de qualidade sobre eles. Ou seja, esse desenvolvimento da produção artesanal com qualidade não poderia ser conseguido sem um rígido controle de qualidade e administração rigorosa.Evolução da Qualidade
Somente há poucas décadas é que o conceito de qualidade passou de apenas funções de inspeção para a função de gerenciamento. Hoje nas empresas, a qualidade incorpora não somente aspectos de inspeção de produtos, mas também abrangem setores de engenharia até marketing e essa abordagem passa a ser sistêmica e holística em detrimento a uma abordagem somente corretiva.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MELHORIA CONTINUA
  • melhoria continua
  • Melhoria continua
  • Melhoria continua
  • Melhoria continua
  • Melhorias continuas
  • melhoria continua
  • MELHORIA CONTINUA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!