MELHORANOD OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

1233 palavras 5 páginas
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR MATHIAS SCHÜTZ

ANA CAROLINA VALIM
VITOR MATEUS WELZEL

MELHORANDO OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA MATHIAS SCHÜTZ

IVOTI – RS
2014

Conceituação do Ambiente Escolar:
O mundo atual tem sofrido grandes mudanças em um espaço de tempo cada vez mais curto. A disseminação das informações, através dos meios de comunicação, principalmente da internet, faz com que mais pessoas tenham acesso a um volume de informações cada vez maior.
Dentro deste contexto, o ambiente escolar nem sempre consegue adaptar-se na velocidade que seria de se esperar, para poder adequar-se a uma demanda de conhecimento cada vez maior. Tanto o espaço físico da escola como papel dos professores precisam adequar-se a esta nova realidade, mudando seu papel de detentor do conhecimento para o de facilitador de acesso ao conhecimento e de motivador.
A difusão da informação faz com que os profissionais precisem estar preparados para trabalhar com esta crescente quantidade de informações assim como a compartilhar os conhecimentos adquiridos.
Educação e o Ambiente Construído:
Atualmente existe um consenso de que a estrutura do espaço físico afeta o aprendizado. No entanto, normalmente ainda não existe uma interação entre os educadores e os projetistas dos espaços físicos. Raramente os educadores incluem o espaço físico nas propostas pedagógicas.
Embora não demonstrado verbalmente, os espaços físicos escolares com pouca qualidade sofrem atos de vandalismo e depredação, numa manifestação, às vezes inconsciente, da insatisfação de seus usuários.
Muitos aspectos precisam ser considerados com relação, em primeiro lugar, à localização das escolas, como topografia, proximidades de ambientes inadequados, distâncias, entre outros.
Além desses aspectos é necessário considerar a funcionalidade e adequação do edifício à finalidade a que se destina, considerando a segurança,

Relacionados