melhoramento getetico

1296 palavras 6 páginas
O objetivo do melhoramento genético é obter genótipos superiores. Entretanto, o ambiente influencia na expressão de grande número de caracteres, podendo mascarar os efeitos dos genótipos. Para reduzir os efeitos ambientais e aproximar os efeitos fenotípicos e genotípicos, são empregadas técnicas de experimentação.
O MAPA tem trabalhado ao longo de muitos anos em prol da melhoria genética dos rebanhos nacionais com a indução, coordenação e apoio financeiro para a implantação de programas de melhoramento genético nas diversas raças e espécies de animais. A regulamentação e fiscalização da certificação zootécnica das várias raças e espécies de animais, a regulação da comercialização e a entrada no país de animais e materiais genéticos; a regulamentação e fiscalização dos serviços de registro genealógico das Associações de Criadores de Animais para bovinos de corte, dos projetos de CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) e das provas zootécnicas são necessários para garantir uma genealogia fidedigna, e estimar o valor genético dos animais.
Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz com bactéria.
Por meio de um ramo de pesquisa relativamente novo (a engenharia genética), fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos, ou mesmo sementes que produzem plantas inseticidas. As empresas ganham com isso, mas nós pagamos um preço alto: riscos à nossa saúde e ao ambiente onde vivemos.

O modelo agrícola baseado na utilização de sementes transgênicas é a trilha de um caminho insustentável. O aumento dramático no uso de agroquímicos decorrentes do plantio de transgênicos é exemplo de prática que coloca em cheque o futuro dos nossos solos e de nossa biodiversidade agrícola.

Diante da crise climática em que vivemos, a preservação da biodiversidade funciona como um seguro, uma garantia de que teremos

Relacionados