MELHORAMENTO GENÉTICO FLORESTAL EM Criptoméria japonica

1396 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ENGENHARIA FLORESTAL
CAMPUS CURITIBANOS

MELHORAMENTO GENÉTICO FLORESTAL EM Criptoméria japonica

DIEGO LINGNER
DOUGLAS DE CÓRDOVA CARNEIRO

CURITIBANOS
2014
DIEGO LINGNER
DOUGLAS DE CÓRDOVA CARNEIRO

MELHORAMENTO GENÉTICO EM Criptoméria japonica

Projeto de Trabalho de melhoramento genético apresentado como exigência na disciplina de Melhoramento Florestal, do Curso de Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora orientadora: Ana Carolina da Costa Lara Fioreze.

CURITIBANOS
2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 4
2.JUSTIFICATIVA 5
3.OBJETIVO 5
4.METODOLOGIA 5
4.1.Área de estudo 5
4.2.Caracteres de interesse 5
4.3. Condução do experimento 6
4.4.Técnica de melhoramento 6
5.RESULTADOS ESPERADOS 7
6.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1.INTRODUÇÃO
A criptoméria (Cryptoeria japônica), é uma espécie conífera da família Taxodiaceae, e tem sua origem em regiões de clima temperado do Japão e China em altitudes de 600m e 1.800m. É uma espécie monoica que possui reprodução caracterizada como alógama. Na sua estrutura, os estróbilos masculinos são amarelos, com 3mm de diâmetro agrupados em racemos. Os cones, que são os estróbilos femininos, quando maduros são lenhosos, globosos com até 3cm de diâmetro com cor castanho-avermelhada e dispostos em posição terminal (PEREIRA; HIGA; SHIMIZU, 2003; TSUMURA et.al.,2007).
Sua ocorrência é caracterizada em regiões de invernos frios e verões moderadamente quentes, com pluviosidade elevada, e a temperatura média no verão não ultrapassa de 20 °C. No Japão, seu local de origem, o crescimento pode ser ainda mais rápido em locais com temperatura média entre 12 °C e 14°C. É uma espécie que possui copa cônica quando jovem, tendendo a um formato irregular na fase adulta. O tronco é reto e possui casca fibrosa, folhas

Relacionados