Melhoramento genetico

Páginas: 5 (1147 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
Melhoramento Genético

O melhoramento genético é uma ciência utilizada em plantas e animais que visa aumentar a frequência de alelos favoráveis em uma população animal ou vegetal.
Para que seja iniciado um programa de melhoramento é necessário haver variabilidade genética na população, e o progresso do programa será maior tanto quanto for maior essa variabilidade.
O melhoramento genético devegetais é área de conhecimento da agronomia (culturas e fruticultura) e á engenharia florestal (árvores). O melhoramento genético de animais é área da zootecnia. O processo de melhoramento é contínuo, uma vez que o animal é melhorado visando atender ás exigências do mercado consumidor e do sistema produtivo, como as exigências do mercado variam assim como o desenvolvimento de tecnologias otimizao sistema de produção os objetivos de um programa de melhoramento devem ser atualizados.
O melhoramento genético aumenta a eficiência produtiva dos seres vivos, utilizando as técnicas de seleção e cruzamento. Mais recentemente ferramentas moleculares estão disponíveis, possibilitando a seleção assistida por marcadores moleculares.Em animais, o desempenho animal é função da ambiência, danutrição e da genética. A eficiência de produção animal se desenvolve á medida que esses três fatores se desenvolvem.
Em uma população existem fenótipos que interessam mais ao homem, portanto o objetivo é aumentar a eficiência produtiva desses organismos.
No melhoramento clássico há duas formas de se melhorar indivíduos: Seleção e Cruzamento.
A seleção consiste em escolher os pais da próxima geraçãoque apresentam um maior número de alelos favoráveis
O cruzamento consiste em acasalar indivíduos diferentes geneticamente para desfrutar da heterose e complementariedade. Heterose é o fenômeno que ocorre quando o desempenho médios dos filhos é superior a média dos pais, esse fenômeno ocorre porquê a maioria das características desejáveis apresentam caráter dominante, e, ao se cruzar indivíduospuros diferentes, há um aumento no número dos loci em heterozigose, esse fato leva a progênie possuir mais alelos favoráveis
O "contrário" da heterose seria a endogamia, ou seja indivíduos, com grande número de loci em homozigose. Alguns alelos, principalmente os recessivos, quando em homozigose podem levar o indivíduo a expressar características deletérias, como síndromes, deformidades ediminuição do desempenho das características de baixa herdabilidade, que são controladas por muitos genes, como as características relacionadas a reprodução, resistência a doenças etc
Eugenia é um termo criado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando "bem nascido".[1] Galton definiu eugenia como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciaisdas futuras gerações seja física ou mentalmente.[2] O tema é bastante controverso, particularmente após o surgimento da eugenia nazista, que veio a ser parte fundamental da ideologia de pureza racial, a qual culminou no Holocausto. Mesmo com a cada vez maior utilização de técnicas de melhoramento genético usadas atualmente emplantas e animais, ainda existem questionamentos éticos quanto a seu usocom seres humanos, chegando até o ponto de alguns cientistasdeclararem que é de fato impossível mudar a natureza humana.
Desde seu surgimento até os dias atuais, diversos filósofos e sociólogos declaram que existem diversos problemas éticos sérios na eugenia, como a discriminação de pessoas por categorias, pois ela acaba por rotular as pessoas como aptas ou não-aptas para a reprodução. Do pontode vista do debate científico, a eugenia foi derrotada pelo argumento da genética mendeliana.
A situação atual, e os prós e contras
  Hoje em dia, a população tem uma grande necessidade de ampliar a produção de alimentos, para solucionar o problema da fome no planeta. Tendo em vista o problema da subnutrição em várias partes do planeta. Acredita-se que a indústria biotecnológica possa na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Melhoramento Genético
  • melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • melhoramento genetico
  • melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento Genético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!