melhoramento genetico

Páginas: 5 (1078 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
Melhoramento Genético

Consanguinidade: Como ocorre, principais efeitos e consequências no rebanho.

O parentesco no melhoramento genético, por definição, é a existência de laço genético entre indivíduos. Indivíduos aparentados têm maiores semelhanças entre si, em comparação ao resto da população e isso ocorre por compartilharem mais genes parecidos entre si do que o resto dos indivíduos.Esses genes em questão foram herdados de seus pais, metade dos genes herdados do pai e a outra metade da mãe o que explica porque animais aparentados são parecidos e demonstram comportamentos semelhantes de produção. Além do grau de parentesco, animais da mesma raça também compartilham mais genes semelhantes do que animais de raças distintas.
Programas de melhoramento genético animal tem porobjetivo fazer com que animais que apresentem superioridade em determinadas características de interesse comercial sejam selecionados, já que estes indivíduos carregam os genes que nos interessam para posterior reprodução. Geralmente esses animais superiores apresentam semelhanças produtivas, podendo também apresentar alguns genes em comum. Assim quanto maior a seleção de animais parecidos ouaparentados, maior será a fixação de alguns caracteres de interesse comercial, como exemplo caracteres raciais e caracteres produtivos. No entanto tem-se conhecimento que juntamente com estes caracteres de interesse, aumenta-se a incidência na população de características nada interessantes, como nascimentos de indivíduos com problemas de locomoção, problemas reprodutivos, natimortos, entre outros.
Aprincipal vantagem do uso de acasalamentos consangüíneos ou de indivíduos que mesmo a duas ou três gerações não são aparentados é a fixação de características raciais e formação de linhagens. Em contra partida como já citado anteriormente, junto com elas aparece uma maior freqüência na incidência de características indesejáveis, como o aparecimento de animais com problemas reprodutivos e diminuição deprodução. Porém isto está intimamente ligado ao tamanho efetivo de um rebanho já que em rebanhos suficientemente grandes, estes problemas são de menor proporção, quando em rebanhos pequenos, pode ser um grande problema.

No entanto, no uso da consangüinidade nem tudo é ruim. Podemos exemplificar isso destacando o uso do parentesco entre dois ou mais indivíduos para podermos estimar o valorgênico de um com base na informação do parente mais próximo. Uma aplicação prática é a seguinte: deseja-se utilizar um touro como reprodutor no melhoramento genético para a característica produção de leite, entretanto a característica produção de leite não é observada em touros; logo precisa-se de um parente próximo que apresente a característica para podermos avaliar a produção deste touro com base naprodução do parente, levando-se em consideração o grau de parentesco existente entre os dois. Por exemplo, a mãe deste animal produz 1000 kg/leite a mais que a média do rebanho, considerando que o touro recebeu metade de seus genes da mãe, pode-se dizer que ele tem potencial genético para produzir aproximadamente 500 kg/leite a mais que a média do rebanho. Vale ressaltar que isso não é tão simplesassim, no entanto passa uma idéia do quão é importante o parentesco entre os indivíduos.

Outro exemplo prático é a semelhança entre dois animais que pertencem à mesma raça. Indivíduos de mesma raça compartilham de mais genes em comum que indivíduos de raças distintas, assim em caso de acasalamento entre estes indivíduos pertencentes à mesma raça (mesma raça porém não aparentados) resultará emuma concentração maior de genes parecidos, diminuindo a diversidade genética, e aumentando a ocorrência de determinados genes de interesse nesta população. Este aumento na concentração de alguns genes é benéfico para padronizar um rebanho, fixar características de interesse, reduzir a variabilidade (obtendo animais mais uniformes) e facilitar a observação da ocorrência de genes recessivos ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Melhoramento Genético
  • Melhoramento genetico
  • melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento Genético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!