Melhoramento genetico em Capinos

8738 palavras 35 páginas
1 INTRODUÇÃO

A cabra é sem dúvida, um dos animais que melhor faz uso das forrageiras e até mesmo de outras plantas para a sua alimentação. Portanto, não é a toa que o número de caprinos e ovinos no Brasil está em torno de 9 e 14 milhões, distribuídos em todas as regiões, mas em maior concentração na região Nordeste do país. Seu leite é da melhor qualidade e sob diversos aspectos, superior ao da vaca. Produz uma boa carne e uma excelente pele, que são bem reconhecidas no mercado internacional. Porém, somente há poucos anos, a caprinocultura brasileira vem se desenvolvendo e melhorando. Em alguns casos por desconhecimento e em outros por impossibilidades estruturais da cadeia produtiva. Mas vale destacar que a criação de caprinos é altamente lucrativa, desde que se tenham bons animais, boas instalações, alimentação adequada e um bom manejo.

2 NOÇÕES GERAIS DE CRIAÇÃO

Caprinocultura é a parte da zootecnia que trata da criação de caprinos. Portanto, é a arte ou ciência de criar os melhores caprinos (no sentido da reprodução ou da produção), no menor espaço de tempo (que sejam precoces), pelo menor custo, para que produzam maiores lucros. No entanto, para a realização do mesmo, alguns requisitos merecem destaque.

2.1 Nutrição e Manejo Alimentar

Quando os caprinos não recebem uma alimentação adequada em quantidade e qualidade em todas as épocas do ano, tornam-se incapazes de expressar o seu potencial produtivo, reduzindo assim a importância do melhoramento zootécnico e do controle sanitário do rebanho.
A espécie caprina é capaz de produzir em áreas de vegetação pobre onde dificilmente outras espécies poderiam sobreviver. No entanto, não se recomenda que esses animais devam ser criados em condições insuficientes de alimentação, principalmente, quando se pretende obter produtividades elevadas.
A produtividade expressa a maior produção por área explorada e, neste caso, deve-se pensar na capacidade de lotação

Relacionados

  • O caso do projeto “balde cheio” da embrapa
    10454 palavras | 42 páginas