Melhoramento Genético

Páginas: 20 (4952 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014

MELHORAMENTO GENÉTICO
O melhoramento empreendido pelo homem, desde as mais remotas épocas da agricultura, permitiu que gradualmente as culturas se tornassem mais produtivas. Além disso, o melhoramento introduziu mais facilidades para a colheita, desenvolveu variedades nas quais os frutos e as sementes não se destacam das plantas-mães etc. Em época recente, o melhoramento possibilitou amecanização das lavouras, o que contribuiu significativamente para um rápido aumento da produtividade agrícola. O melhoramento genético contribuiu para a rápida ascenção do homem à condição civilizada, ao mesmo tempo que possibilitou o grande aumento da população humana.

OBJETIVOS DO MELHORAMENTO
Apesar de o melhoramento ser provavelmente tão antigo quanto a introdução da própria agricultura, énecessário entender-se que apenas recentemente o processo de melhoramento assumiu feições científicas. Somente há pouco mais de cem anos começaram-se a entender os pormenores da polinização e fertilização; somente no começo do século XX é que a ciência deu-se conta da existência e importância dos trabalhos de Mendel. Por essa razão, espera-se que o futuro reserve as mais significativas experiênciasnesse campo, especialmente com a utilização prática e extensiva dos conhecimentos que ora se desenvolvem no campo da engenharia genética, que possibilitam a transferência de genes isoladamente de um organismo para outro, independentemente do grau de afinidades genéticas entre elas.
Metade da população humana é subnutrida. Em muitos programas de melhoramento, o aumento da produção é o objetivoprimordial. Embora o sucesso no esforço de se conseguir colheitas mais abundantes numa mesma área cultivada dependa do aperfeiçoamento das técnicas agrícolas, a obtenção de linhagens mais produtivas podem a curto prazo aliviar o problema da fome e elevar o padrão geral de nutrição das populações. A beterraba é um bom exemplo de como os processos de melhoramento podem contribuir para elevar orendimento de plantas cultivadas. De início, cultivava-se a beterraba como verdura de folha. A raiz tuberosa engrossada foi resultado de melhoramento por seleção feita pelo homem. No final, a raiz conferiu à planta a sua maior importância. No final do século XVIII, percebeu-se que a raiz da beterraba continha açúcar na proporção de 2%. Iniciou-se o trabalho de melhoramento, que elevou o rendimento paraalgo em torno de 7% na época de Napoleão. Este incentivou o cultivo da beterraba para liberar a França da dependência da Inglaterra que mantinha o monopólio do açúcar de cana. A partir daí, a beterraba passou a ser uma das principais culturas da zona temperada setentrional. Em l870, o rendimento tinha subido para 10%; em l890 para 14% e em l910 para 16%. Hoje, o rendimento atinge 20%.

TOLERÂNCIAAO CLIMA E OUTROS FATORES AMBIENTAIS
As linhagens mais interessantes para o cultivo são evidentemente aquelas tolerantes às variações climáticas e que se mostram consistentemente produtivas de ano para ano. Obviamente, não convém desenvolver culturas que se mostrem bem produtivas somente sob as condições mais favoráveis.
Há dois aspectos a serem considerados no melhoramento com vistas àtolerância às condições físicas do ambiente . Um deles refere-se ao desenvolvimento de culturas tolerantes às flutuações de curta duração das condições ambientais. O outro diz respeito ao desenvolvimento de linhagens de uma cultura que tradicionalmente vem sendo cultivada num tipo de ambiente e que se deseja introduzir em locais com condições climáticas ou edáficas distintas. É o exemplo da soja, que noBrasil foi introduzida e aclimatizada no Rio Grande do Sul. Mais recentemente, a soja foi introduzida no cerrado, graças ao desenvolvimento de linhagens altamente tolerantes às condições de clima e de solo desse ambiente. O Instituto Agronômico de Campinas muito colaborou nesse esforço, tendo desenvolvido vários cultivares adaptados às condições desse ecossistema.
Para o agricultor, é de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Melhoramento genetico
  • melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • melhoramento genetico
  • melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento Genético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!