melhoramento genético

Páginas: 10 (2280 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013










INTRODUÇÃO


A síndrome de Down (SD) é essencialmente um atraso no desenvolvimento das funções motoras do corpo, quanto das funções mentais. O bebê portador da SD é, portanto menos ativo; mas isto diminui com o tempo, e a criança vai conquistando, embora mais tarde que as outras, as diversas fases do desenvolvimento.
Segundo informações do Ministério da Saúde (2007),atualmente já é comprovado que crianças com síndrome de Down podem alcançar estágios muito mais avançados de raciocínio e desenvolvimento. Daí a importância da estimulação para desenvolverem desde o nascimento.
Durante muito tempo, estas pessoas foram providas de experiências fundamentais para o seu desenvolvimento porque não se acreditava que eram capazes.
Segundo opinião de Silva (2007), acrianças portadoras da síndrome de Down tem possibilidades de se desenvolver e executar atividades diárias e até mesmo adquirir formação profissional e no enfoque evolutivo, a linguagem e as atividades como leitura e escrita podem ser desenvolvidas a partir das experiências da própria criança.
De acordo com Crawleif e Spiker (1983), apud Silva (2007), a qualidade da estimulação no lar e a interação dospróprios pais com a criança se associam ao desenvolvimento e aprendizagem da criança com síndrome de Down.
N o entanto Silva e Dessen (2007) reiteram o fato de que a família pode exercer um papel tanto de estimulador como deletério no desenvolvimento de suas crianças com síndrome de Down.
Diante de tais observações, o tema geral desse estudo será “a importância da estimulação para odesenvolvimento e capacidades da criança Down”. Sendo que o problema norteador da pesquisa baseou-se na seguinte questão: crianças com Síndrome de Down podem alcançar estágios muito mais avançados de raciocínio e de desenvolvimento.






JUSTIFICATIVA

De acordo com os estudos realizados nas literaturas disponíveis, a criança com Síndrome de Down tem desenvolvimento mais lento do que as outrascrianças. Isto não pode ser determinado ao nascimento. Precisa de um tratamento de estimulação desde que nasce para poder desenvolver todo o seu potencial. Diante de tal observação surgiu o interesse pelo tema.
As famílias precisam ser orientadas quanto à maneira mais adequada de estimular o desenvolvimento de suas crianças portadoras de síndrome de Down, tornando-os futuros indivíduosparticipativos na sociedade onde estão inseridos.
Percebeu-se uma carência de orientação e uma tendência a estimular, nos filhos atitudes de dependência nas atividades de vida diária, sociais e escolares.
Portanto, justifica-se a elaboração deste projeto, a partir da necessidade de conhecer e analisar as estratégias de estimulação para essas crianças se desenvolverem desde o nascimento, evitando assimserias conseqüências futuras. Muitas das atividades de estimulação já contém os princípios da socialização, ou seja, a criança já começa a aprender a conviver com outras pessoas. Assim a estimulação torna-se uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento do potencial da criança.
















PROBLEMA DA PESQUISA


Qual é a importância da estimulação para o desenvolvimentoindividual da criança portadora de Síndrome de Down em Erechim?





























OBJETIVOS


GERAL

Demonstrar a importância da estimulação para o desenvolvimento individual da criança portadora de síndrome de Down,em Erechim- RS.

ESPECÍFICOS

Conhecer conceitos e definições acerca da síndrome de Down;
Demonstrar os marcos do desenvolvimento dacriança com síndrome de Down;
Identificar as estratégias de estimulação para a criança com Síndrome de Down;
Mostrar a importância da orientação da família para a qualidade de estimulação da criança com síndrome de Down, na execução de atividades diárias.
















FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Segundo Silva e Dessen (2007) a síndrome de Down (SD) tem registros antigos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Melhoramento Genético
  • Melhoramento genetico
  • Melhoramento genético
  • melhoramento genetico
  • melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento Genético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!