Melhoramento genético da soja

Páginas: 21 (5162 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 1
2. HISTÓRICO 1
3. BANCO DE GERMOPLASMA 2
3.1. CENTRO DE ORIGEM 3
4. CARACTERÍSTICAS DA PLANTA 3
4.1. CLASSIFICAÇÃO BOTÂNICA 4
4.2. MORFOLOGIA FLORAL 4
4.3. MORFOLOGIA DA PLANTA 4
5. BIOCOMBUSTÍVEIS 5
6. MELHORAMENTO GENÉTICO 7
6.1. OBJETIVO DO MELHORAMENTO 8
6.2. MATERIAIS UTILIZADOS8
7. HIBRIDAÇÃO 9
7.1. Sincronização de Florescimento dos Genitores 9
7.2. Fatores que afetam o sucesso da Hibridação 9
7.3. Técnica de Hibridação 10
7.4. OBTENÇÃO DO HÍBRIDO 11
8. Método Descendente de uma única semente (SSD) 12
8.1. CONDUÇÃO DA POPULAÇÃO SEGREGANTE 13
9. avaliação dos caracteres agronômicos 14
10. PERSPECTIVAS 14
11.cONCLUSão 16
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

1. INTRODUÇÃO

A soja [Glycine max (L.) Merrill] é uma planta de origem asiática, provavelmente proveniente da China, a qual era o alimento básico do povo Chinês a cerca de 5000 anos, porém a origem da palavra soja vem do japonês shoyu. Desta região a soja se espalhou para várias partes do mundo, alcançando os Estados Unidos e tornandouma das principais culturas, devido a suas fontes alimentícias e facilidade de cultivo.
Segundo BLACK (2000), a soja foi introduzida no Brasil no estado da Bahia em 1882, e passando pelo estado de São Paulo até atingir a região sul.
De cultura secundária, a soja rapidamente estabeleceu-se como a principal alternativa econômica da agricultura brasileira, impulsionada por picos de preçosoriginados da falta de estabilidade da oferta de outras fontes de proteína para a elaboração de rações para animais e para consumo humano.
Atualmente a soja é a mais importante oleaginosa cultivada no mundo e a principal cultura em nosso país, principalmente no que diz respeito às exportações. É largamente utilizada nas indústrias, para consumo in natura e, mais recentemente, têm sido destaque nafabricação dos biocombustíveis.

2. HISTÓRICO

A cultura de soja que hoje se planta resulta da evolução de sucessivos processos de melhoramento de genótipos ancestrais, diferentes dos que se utilizam na atualidade.
Alguns relatos revelam que os plantios de soja remontam a 2838 anos A.C. na China, sendo muitos desses escritos numa língua ainda arcaica. Por séculos, a cultura permaneceu restrita aooriente, só sendo introduzida no ocidente, pela Europa, por volta do século XV, não com finalidade de alimentação, como acontecia na China e Japão, mas de ornamentação, como na Inglaterra, França e Alemanha, mais de quinhentos anos passaram-se até que a civilização ocidental percebesse o valor do grão de soja na alimentação, principalmente o seu valor protéico.
As primeiras tentativas de produçãode soja na Europa fracassaram, provavelmente, devido a fatores climáticos, ausência de conhecimento sobre a cultura e suas exigências. Os norte-americanos foram os que, entre o fim do século XIX e início do século XX, conseguiram desenvolver o cultivo comercial da soja.
A introdução da soja no Brasil deu-se por volta de 1882, e foi o professor Gustavo Dutra, da Escola de Agronomia da Bahia, oresponsável pelos primeiros estudos com a cultura no país. O primeiro registro de cultivo comercial de soja no Brasil data de 1914. Cerca de dez anos depois, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no Estado de São Paulo, também iniciou estudos para obtenção de cultivares aptos à região, em si até hoje a cultura não para de se expandir pelo Brasil.

Evolução da área semeada com soja no Brasil3. BANCO DE GERMOPLASMA

Banco de germoplasma é o conjunto de materiais hereditários de uma espécie, representando a variabilidade genética.
A coleção de Tipo Genético de Soja teve início com tipos genéticos identificados pelo T-número, que pesquisadores tinham acumulado na Universidade de Illinois desde 1921. Em 1955, a coleção foi revista e expandida, quando sua manutenção tornou-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia do melhoramento genetico na agricultura: trigo e soja
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento Genético
  • Melhoramento genetico
  • melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • melhoramento genetico
  • melhoramento genético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!