MELHORAMENTO DE SOLO COM RESIDUOS DA CONSTRUÇAO CIVIL REFORÇADO COM FIBRAS DE POLIPROPILENO

1068 palavras 5 páginas
MELHORAMENTO DE SOLO COM RESIDUOS DA CONSTRUÇAO CIVIL REFORÇADO COM FIBRAS DE POLIPROPILENO
1. INTRODUÇÃO
Polipropileno é um tipo de plástico derivado do propeno muito usado em brinquedos, copos plásticos onde esses resíduos podem ser integrados na construção civil.
Atualmente profissionais da engenharia civil depararam com diversos problemas como a geração de resíduos dentro da construção e a tendente escassez dos recursos naturais existentes no meio ambiente. Foram feitos vários estudos desses polímeros para serem utilizados dentro da construção civil.
Na inclusão dessas fibras apresentaram pontos positivos dentro do cisalhamento, onde aumentam a resistência, e tem a iniciativa de diminuir os custos das intervenções da engenharia.
Atualmente no Brasil as informações permitem confirmar danos pela construção civil no meio ambiente. Os resíduos gerados por esse setor faz com que ocorra uma grande deposição desses resíduos, mesmo sendo em cidades de pequeno porte. De acordo com levantamentos feitos os resíduos da construção civil apresentam cerca de 60% dos resíduos sólidos urbanos, superando ao resíduo domiciliar. Esse numero é altamente significativo pois a grande parte da matéria prima utilizada no processo da construção civil é de origem não renovável como é o caso dos recursos minerais.
A tendência de escassez dos recursos naturais é muito alta, por isso a importância das soluções técnicas visando à sustentabilidade, o aproveitamento dos materiais, tendo o objetivo de valorizar os materiais descartados nas obras atraindo uma condição de material nobre em vez de simplesmente lança-los no meio ambiente tendo assim uma cadeia produtiva.
2. PROGRAMA EXPERIMENTAL
2.1. Materiais utilizados
Resíduos da construção e demolição são os provenientes de construção, reformas, reparos e demolições de obras de construção e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais resinas,

Relacionados