meleca melecosa

6952 palavras 28 páginas
1. INTRODUÇÃO

Preocupando-se com o crescimento desenfreado da população e conseqüentemente com o aumento do consumo de alimentos e vendo a necessidade de se aumentar a produção de maneira rápida e eficiente, foi onde surgiu a “Revolução Verde”, onde os países vencedores da 2º Guerra e as grandes industrias de armamento buscavam manter os lucros obtidos no período do conflito e encontraram na agricultura uma maneira de empregar os serviços tecnológicos desenvolvidos na guerra e assim manter sua atuação no mercado. Assim as empresas que produziam alimentos voltaram sua produção para atender á grupos capitalistas e o mercado externo e assim fazendo uso intensivo de insumos industriais.
Com a revolução verde passou-se a utilizar os produtos que eram utilizados em guerra na produção agrícola, como por exemplo, materiais explosivos eram utilizados como adubos, gases mortais utilizados como agrotóxicos e tanques de guerra como tratores. Essas técnicas foram levadas para o resto do mundo como agricultura massificada.
A “Revolução Verde” trouce vários impactos sociais e ambientais negativos, trouce também grandes ganhos aos produtores agrícolas, ganhos esses que podem ser associados a grandes perdas ambientais.
Os tempos da “Revolução Verde” passaram, mas até hoje sofremos com as conseqüências, pois produtores agrícolas vêem vantagens no uso de agrotóxicos quando se trata de uma produção rápida e em grandes quantidades.
A maior parte das fábricas de agrotóxicos está localizada em países de terceiro mundo, notadamente China e Índia. Já são substancias proibidas em países Europeus. Em muitos outros seu uso é estritamente regulado. O Brasil é hoje o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, em 2007 a indústria nacional movimentou cerca de US$5,4 bilhões, mesmo com a diminuição das áreas plantadas, são números que vem crescendo á cada dia.
Há uma crescente preocupação associada á presença dos agrotóxicos no meio ambiente, pois seu uso causa vários tipos de

Relacionados