Melanie Klein

Páginas: 22 (5357 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2013



1. INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo apresentar a teoria de personalidade desenvolvida por Melanie Klein, que consiste na Teoria das relações objetais. Contudo, primeiramente será feito um resumo cronológico da biografia da autora, apontando os acontecimentos mais relevantes em sua vida pessoal e profissional. Tal cronologia se faz necessária uma vez que esses fatostiveram grande relevância no desenvolvimento de seu trabalho como psicanalista e na formulação de suas teorias, principalmente no tocante à teoria das relações objetais.
























2. BIOGRAFIA


Melanie Klein nasceu Melanie Reisez, em 30 de março de 1882 na cidade de Viena. Filha de judeus não praticantes, seu pai, Moritz, era polonês, e sua mãe, Libussa,era eslovaca. Seu pai nunca foi bem sucedido profissionalmente e sua mãe era uma mulher brilhante, porém dominadora, que por necessidades financeiras se viu obrigada a trabalhar com o comércio de plantas e répteis.
Melanie era a caçula de quatro filhos, acreditava que seu nascimento não havia sido planejado nem desejado (por essa razão, sentia-se rejeitada). Seu relacionamento com seu pai foidistante, mas era bastante apegada à sua mãe (amava e idolatrava-a, porém sentia-se sufocada por ela).
Sua adolescência foi marcada por vários lutos familiares, cujos vestígios se encontram em sua obra teórica. (perdeu a irmã aos 4 anos, o pai aos 18 anos e o irmão aos 20 anos).
O irmão que faleceu quando ela tinha apenas 20 anos de idade, teve grande influência sobre ela, pois ela o idolatrava e oamava muito. Ele morreu esgotado pela doença, pelas drogas e pelo desespero. Melanie se sentia culpada por este falecimento e tais sentimentos (idolatria e culpa) contribuíram para uma dificuldade no relacionamento com homens em sua vida adulta.
Casou-se jovem, em 1903, com o engenheiro químico Arthur Stevan Klein (ficou casada até 1926, quando se divorciou). Especula-se que se casou porenfrentar dificuldades econômicas. Em relação a este casamento, culpava-o por não ter se formado em medicina, além de temer o sexo e abominar a gravidez.
Durante todo o período em que permaneceu casada, sofreu as intromissões de sua mãe, Libussa (mulher de personalidade possessiva, destruidora e tirânica) o que contribuiu no aumento das desavenças e falta de afeto entre Melanie e Arthur. Durante anos,Melanie sofreu com inúmeras crises depressivas.
Apesar de abominar a gravidez, teve 3 filhos: Melitta, Hans e Erich (1904, 1907 e 1914, respectivamente). Nunca teve um relacionamento afetuoso e harmônico com a filha, tanto é que se tornarão fortes adversárias também no campo profissional (ambas são psicanalistas). Seu filho Hans morreu em um acidente de alpinismo em 1934 (sua filha diz que nãofoi acidente e sim que o irmão se suicidou por culpa do péssimo relacionamento com a mãe).
Em relação à sua formação acadêmica, primeiramente Melanie estudou arte e história na Universidade de Viena e tinha aspiração de estudar Medicina para se tornar Psiquiatra, entretanto, devido às dificuldades financeiras e ao casamento, não conseguiu concretizar este objetivo e nem sequer conseguiu agraduação no curso de arte e história.
Em 1910, a família Klein se muda para Budapeste. Em 1914, entrou em depressão devido à morte de sua mãe. Assim, foi fazer análise com Sándor Ferenczi e este encontro mudou sua vida.
Neste mesmo ano, teve seu primeiro contato com um texto de Sigmund Freud, intitulado “On Dreams”.
Em 1918, sob a presidência de Karl Abraham, vê e escuta Freud se apresentar no VCongresso da International Psychoanalytical Association (IPA) e neste momento, teve certeza de seu desejo de se dedicar à psicanálise. Melanie decide trabalhar com crianças (foi a primeira a fazer análise com crianças)
Em 1919, torna-se membro da Sociedade Psicanalítica da Hungria e apresenta seu primeiro Trabalho “O desenvolvimento de uma criança” na qual faz um estudo de caso. Neste, relata as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Melanie Klein
  • Melanie Klein
  • melanie klein
  • Melanie klein.
  • melanie klein
  • Melanie klein
  • Melanie Klein
  • Melanie klein

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!