Meiose

Páginas: 2 (296 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
A meiose e um tipo de divisão celular que reduz a metade o número de cromossomos. A partir dela são produzidos os gametas. Esse tipo de divisão não ocorre em seresprocariontes. e tem uma grande importância por permitir maior capacidade de variação gênica. Ainda há o emparelhamento dos cromossomos, estes, trocam material genético (entrecruzamentoou crossing-over). Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada.

Diferentemente da mitose, em que uma célula diplóide, por exemplo, se divide formando duascélulas também diplóides (divisão equacional), a meiose é um tipo de divisão celular em que uma célula diplóide produz quatro células haplóides, sendo por este motivo umadivisão reducional.

Um fato que reforça o caráter reducional da meiose é que, embora compreenda duas etapas sucessivas de divisão celular, os cromossomos só se duplicam uma vez,durante a interfase – período que antecede tanto a mitose como a meiose. No início da interfase, os filamentos de cromatina não estão duplicados. Posteriormente, ainda nestafase, ocorre a duplicação, ficando cada cromossomo com duas cromátides.



As várias fases da meiose

A redução do número cromossômico da célula é importante fator para aconservação do lote cromossômico das espécies, pois como a meiose formam-se gametas com a metade do lote cromossômico. Quando da fecundação, ou seja, do encontro de doisgametas, o número de cromossomos da espécie se restabelece.

Podemos estudar a meiose em duas etapas, separadas por um curto intervalo, chamado intercinese. Em cada etapa,encontramos as fases estudadas na mitose, ou seja, prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Vamos supor uma célula 2n = 2 e estudar os eventos principais da meiose nessa célula.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meiose
  • Meiose
  • meiose
  • Meiose
  • Meiose
  • meiose
  • meiose
  • meiose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!