Meiose e síntese protéica

Páginas: 7 (1709 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
Nome:
N°: 23
Professor: Rodrigo

Meiose

Processo de divisão celular no qual, células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas um lote de cromossomos.

Essa forma de divisão possibilita a formação dos gametas (células sexuais). Nas células humanas diplóides existem 46 cromossomos. Através da meiose, elas passam a ter 23cromossomos. No processo de fecundação humana, ocorre a união de dois gametas dos pais, resultando em um ovo com 46 cromossomos. A meiose é responsável pela diversificação do material genético nas espécies. A reprodução sexuada permite a mistura de genes de dois indivíduos diferentes da mesma espécie para produzir descendentes que diferem entre si e de seus pais em uma série de características.
A meioseocorre em duas etapas que, por sua vez, se subdividem em prófase, prómetafase, metáfase, anáfase e telófase. A fase que antecede a meiose é conhecida como interfase, quando os cromossomos da célula se duplicam e se apresentam como filamentos duplos, as cromátides.
Prófase 1 – Os cromossomos homólogos, ou seja, que possuem a mesma forma e constituição, se junta formando pares. Cada par decromossomos é composto por quatro cromátides, ligadas por dois centrômeros, que são pontos que as unem. Nesse estágio existe uma recombinação do material genético, denominado como permuta ou crossing-over.
Prometáfase 1 – As cromátides tomam forma espiral. A membrana do núcleo desaparece, fazendo com que elas se espalhem no meio da célula.
Metáfase 1 – As cromátides encontram-se presas por um conjuntode fibras, denominadas fuso acromático.
Anáfase 1 – Os grupos de quatro cromátides separam-se em grupos de dois, sendo levado cada um deles aos pólos opostos da célula.
Telófase 1 – Os cromossomos condensam-se e os pólos da célula reorganizam-se em dois novos núcleos. Logo depois a célula divide-se em duas, dando fim à primeira fase.
A segunda fase da meiose é mais simples.
Prófase 2 – Osnúcleos das duas células desaparecem e as cromátides espalham-se pelo citoplasma.
Metáfase 2 – O fuso acromático ocupa as regiões centrais, mantendo presas as cromátides na região equatorial da célula.
Anáfase 2 – O ponto que une os pares de cromátides se parte, dividindo-as. Cada um começa, então, a ser puxado para os pólos opostos.
Telófase 2 – Os cromossomos condensam-se, os núcleos reaparecem eo citoplasma, massa fluida dentro da célula na qual o núcleo está mergulhado, se divide dando origem a duas novas células.
A meiose ocorre apenas nas células das linhagens germinativas masculinas e femininas e é constituída por duas divisões celulares: Meiose I e Meiose II.
NTERFASE

Antes do início da meiose I as células passam por um processo semelhante ao que ocorre durante a intérfase dascélulas somáticas. Os núcleos passam pelo intervalo G1, que precede o período de síntese de DNA, período S, quando o teor de DNA é duplicado, e pelo intervalo G2.

Meiose I
A meiose I é subdividida em quatro fases, denominadas: Prófase I, Metáfase I, Anáfase I, Telófase I
 
PRÓFASE I

A prófase I é de longa duração e muito complexa. Os cromossomos homólogos se associam formando pares,ocorrendo permuta (crossing-over) de material genético entre eles.
 

 
Vários estágios são definidos durante esta fase: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese.

Leptóteno
Os cromossomos tornam-se visíveis como delgados fios que começam a se condensar, mas ainda formam um denso emaranhado. Nesta fase inicial, as duas cromátides- irmãs de cada cromossomo estão alinhadas tãointimamente que não são ditinguíveis.

Zigóteno
Os cromossomos homólogos começam a combinar-se estreitamente ao longo de toda a sua extensão. O processo de pareamento ou sinapse é muito preciso.

Paquíteno
Os cromossomos tornam-se bem mais espiralados. O pareamento é completo e cada par de homólogos aparece como um bivalente ( às vezes denominados tétrade porque contém quatro cromátides)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sintese proteica
  • Síntese proteica
  • Síntese proteíca
  • Sintese proteica
  • sintese proteica
  • Síntese protéica
  • Síntese Proteica
  • Sintese proteica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!