Meios de orientação

Páginas: 7 (1550 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
COLÉGIO CASTELO BRANCO

















Diretora: Roberto Fonseca Suares
Professora: Maria Garcia Cechim
Disciplina: Geografia
Tema: Meios de Orientação
Nome: Maria Maia da Silva

























São Paulo, 10 de Março de 2010
INTRODUÇÃO





Este trabalho tem como objetivo desenvolver o conhecimento dos principais meios deorientação geográfica como: a bússola, os pontos cardeais, as fases da lua entre outros.
Hoje vemos a importância desses instrumentos, principalmente para os aviões e navios para não se perderem
DESENVOLVIMENTO



1. Bússola

A bússola (do latim buxida, "caixinha") baseia-se nas propriedades da magnetita ou pedra-ímã. Em sua modalidade mais simples é constituída por uma agulhaimantada que gira em um plano horizontal sobre um eixo vertical, com a propriedade de apontar o norte magnético. Normalmente essa agulha é montada em uma caixa, onde estão gravados os pontos cardeais. A direção norte é ressaltada por uma tonalidade diferente.
O fundamento científico da bússola está no efeito que o campo magnético da Terra provoca em um objeto imantado: a peça magnetizada tendea dispor-se paralelamente em relação às linhas de força do campo. A observação desse efeito em um mineral, por isso mesmo chamado magnetita, propiciou a invenção da bússola, que serve para determinar direções em um plano horizontal. Suas aplicações são múltiplas, já que é empregada como instrumento de orientação para navegadores, agrimensores, topógrafos, exploradores.
O instrumento sofreupoucas variações até o século XIX. O desenvolvimento dos transportes aéreo e marítimo, bem como a exigência de exatidão nos pontos cardeais determinaram a construção de bússolas de precisão, capazes de medir a declinação, corrigir os desvios produzidos pelas estruturas de aço e eliminar as oscilações resultantes do balanço de barcos e aviões. Assim, podem-se citar diversos tipos de bússola: aprismática, provida de um prisma que permite efetuar leituras enquanto se realiza uma medição; a giromagnética, empregada para indicar uma direção mediante estabilização de um giroscópio; ou a de Brunton, com lentes e refletores, muito utilizada em cartografia.



2. BÚSSOLAS E MEIOS DE ORIENTAÇÃO

O mais importante em navegação é sabermos onde estamos indo e que mesmo sem bússola, podemosverificar a direção em relação ao caminho aparente do sol durante o dia e às estrelas durante a noite.

- Usando o relógio e o sol:
Posicione-se de frente para o sol ou, se estiver nublado, é possível obter uma indicação razoável alinhando com área mais brilhante do céu.
No hemisfério sul aponte a marcação de meio-dia do seu relógio para o sol. O norte está entre o meio dia e o ponteiro dashoras.
No hemisfério norte aponte o ponteiro das horas para o sol. O sul está entre o ponteiro das horas e a marca do meio dia.


- Navegação pelas estrelas no hemisfério sul:
Trace uma linha imaginária a partir do pé do Cruzeiro do Sul, no mesmo sentido, cerca de quatro vezes e meio o seu tamanho. O Pólo Sul Celeste estará nesse ponto e o Pólo Sul Terrestre, encontra-se trançando umalinha perpendicular à linha do horizonte. Duas estrelas brilhantes próximas do Cruzeiro do Sul, podem ajudá-lo a encontrar o Pólo Sul Celeste.


- O GPS e a navegação:
O GPS (Sistema de Posicionamento Global), alterou a navegação radicalmente. Utiliza uma rede mundial de 24 satélites, cujos sinais de rádio podem ser recebidos virtualmente dos que se encontram acima da linha do horizonte, emqualquer ponto do Planeta, fornecendo um registro claro de seu posicionamento ou deslocamento.

3. ORIENTAÇÃO PELO MÉTODO DA SOMBRA DA VARA
Este método não oferece uma precisão exata, devendo ser aplicado ou de manhã ou de tarde. De fato, este método permite que seja usado qualquer ramo, direito ou torto, ou até mesmo usar a sombra de um ramo de uma árvore, uma vez que apenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MeIoS De OrIeNtAçÃo
  • Evolução dos meios de orientação
  • os meios de orientação espacial
  • Principais meios de orientação e localização no espaço geografico
  • A PRÁTICA DA DANÇA COMO MEIO DE INTERVENÇÃO NO DESEMPENHO DA ORIENTAÇÃO TEMPORAL
  • Orientação
  • orientaçao
  • Orientação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!