Meios de Ensiino

3394 palavras 14 páginas
Introdução
O presente trabalho visa fazer abordagem sobre Meios e recursos do Processo de Ensino-Aprendizagem, tendo com objectivo dotar conhecimentos aos estudantes do curso de AGE, em particular os do 1o ano, sobre o tema acima citado, tem como objectivo específicos:
Dar o conceito de Meios ou recursos;
Identificar os meios usados no PEA;
Descrever os meios auxiliares no PEA. O trabalho é muito importante para os estudantes acima referidos ao abordar a definição, a classificação dos recursos e meios que podemos utilizar no PEA.
Este, está organizado sob forma canónica: Introdução (que é a parte que esta sendo lida); Desenvolvimento que constitui o corpo do trabalho (a definição, a classificação dos recursos e meios que podemos utilizar no PEA); Conclusão; e Referência bibliográfica, que se encontra na última página do trabalho.
Para a produção do mesmo recorreu-se às consultas bibliográficas, seguindo-se da revisão, compilação e a sua efectivação.
Não se considera como um trabalho acabado, a contribuição do docente da cadeira fará dele muito enriquecido.
1. Meios e recursos de ensino
1.2. Recursos de ensino
Os recursos de ensino “são componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno. Esses componentes podem ser o professor, os livros, os mapas os objectos físicos, as fotografias, as fitas gravadas, a gravuras, os filmes, os recursos da comunidade, os recursos naturais e assim por diante”. (PILETTI, 2004,p.151).
Segundo Karling (1991: 245), os recursos de ensino são recursos humanos e materiais que o professor utiliza para auxiliar e facilitar a aprendizagem. São também chamados de recursos didácticos, meios auxiliares, meios didácticos, materiais didácticos, recursos audiovisuais, multimeios ou material institucional. Preferimos, porém, “recursos de ensino”, por ser mais abrangente.
1.3. Meios de ensino
“Por meios de ensino designamos todos os meios e recursos materiais utilizados pelo professor e pelos alunos

Relacionados

  • A ampliação do ensino fundamental para nove anos: uma análise critica da proposta pedagógica do município de buriti - ma.
    1415 palavras | 6 páginas
  • Plano de gestão
    1857 palavras | 8 páginas
  • Ensino infantil e fundamental " pedagogia"
    5041 palavras | 21 páginas
  • assuntos pedagogicos
    11280 palavras | 46 páginas

Outros Trabalhos Populares