MEIO RURAL PAULISTA – DESAFIOS E OPORTUNIDADES

2134 palavras 9 páginas
MEIO RURAL PAULISTA – DESAFIOS E OPORTUNIDADES
É inegável o sucesso da agricultura brasileira na produção e grãos, fibras, energia, carnes e frutas, entre outros produtos. Entretanto, grande parte desse incremento deve-se ao crescimento e consolidação da produção agropecuária no cerrado brasileiro, ainda sob a ótica de um modelo altamente consumidor de insumos, principalmente agroquímicos.
O Estado de São Paulo convive com as mazelas de adotar modelos de políticas públicas isolacionistas e excludentes, como se pudéssemos criar, em terras paulistas, uma grande ilha de prosperidade, sendo que o que vem ocorrendo, de fato, é um claro e progressivo retrocesso na educação, na saúde e também na agricultura.
A despeito desse sucesso, aparente, da agropecuária brasileira, a cada dia, agravam-se as ameaças à sustentabilidade do setor e, consequentemente, à economia brasileira.
A infraestrutura logística é vista, pela grande maioria dos analistas econômicos que abordam a questão rural, seja na mídia, ou na academia, como o grande risco da agricultura brasileira.
Porém, esse é um risco visível e superável com planejamento. Já as áreas de proteção de plantas e da defesa sanitária animal ainda não têm sido devidamente consideradas em sua real dimensão, no curto, médio e longo prazo. Somente na área vegetal, existem graves exemplos da fragilidade atual da defesa sanitária, no Brasil, no que diz respeito à Ferrugem da soja, aos
Nematoides e às lagartas Heliothinae, além do bicudo do algodão, onde o controle efetivo dessas pragas e doenças permanece sem solução.

Destacamos que no caso da ferrugem da soja a situação é alarmante, pois, as moléculas químicas disponíveis para o controle dessa doença estão prestes a terem a sua resistência quebrada pelo fungo.
No Estado de São Paulo, apesar da abundância de instituições públicas de ensino e pesquisa qualificadas, a defesa agropecuária encontra-se em franco declínio e com reduzida capacidade de atuação,

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas