Meio ambiente

Páginas: 19 (4684 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015

Meio ambiente
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cascata de Hopetoun, próxima do Parque Nacional Great Otway, estado de Victoria, Austrália

Bachalpsee nos Alpes da Suíça; geralmente as áreasmontanhosas são menos afectadas pela actividade humana.
O meio ambiente[a], habitualmente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas que existem na Terra, ou em algumaregião dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Índice
  [esconder] 
1 Conceito
2 Composição
3 Atividades geológicas
4 Água na Terra
4.1 Oceanos
4.2 Rios
4.2.1 Córrego
4.3 Lagos
4.3.1 Lagoa
5 Atmosfera
5.1 Camadasatmosféricas
5.1.1 Efeitos do aquecimento global
5.2 Clima
5.3 Tempo
6 Vida
7 Ecossistema
8 Biomas
9 Ciclos biogeoquímicos
10 Desafios
11 Notas
12 Referências
13 Ver também
14 Ligações externas
Conceito[editar | editar código-fonte]
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural.
Recursosnaturais e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo, que não são originados por atividades humanas.
Na Conferência de Estocolmo, organizada pelas Nações Unidas em 1972, que abordou o tema a relação da sociedade com o do meio ambiente, sendo assim a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente,este foi definido como sendo "o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."[2]
No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) estabelecida pela Lei No. 6.938 de 31 de agosto de 1981 e regulamentada pelo Decreto nº 99.274, de 6 de junho de1990 definemeio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". 1
Em Portugal, o meio ambiente é definido pela Lei de Bases do Ambiente (Lei nº 11/87) como "o conjunto dos sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações, e dos factores económicos, sociais e culturais com efeitodirecto ou indirecto, mediato ou imediato, sobre os seres vivos e a qualidade de vida do homem." 2 .
Composição[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Ciências da Terra

Explosão vulcânica.
As ciências da Terra geralmente reconhecem quatro esferas, a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera ,que juntas formam a biosfera 3  ;correspondentes respetivamente às rochas, água, ar e vida. Algunscientistas incluem, como parte das esferas da Terra, a criosfera (correspondendo ao gelo) como uma porção distinta da hidrosfera, assim como apedosfera (correspondendo ao solo) como uma esfera ativa.
Ciências da Terra é um termo genérico para as ciências relacionadas ao planeta Terra.4 Há quatro disciplinas principais nas ciências da Terra: geografia, geologia, geofísica e geodésia. Essasdisciplinas principais usam física, química,biologia, cronologia e matemática para criar um entendimento qualitativo e quantitativo para as áreas principais ouesferas do "sistema da Terra".
Atividades geológicas[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Geologia
A crosta da Terra, ou litosfera, é a superfície sólida externa do planeta e é química e mecanicamente diferente do manto dointerior. A crosta tem sido gerada largamente pelo processo de criação das rochas ígneas, no qual o magma (rocha derretida) se resfria e se solidifica para formar rocha sólida. Abaixo da litosfera se encontra o manto no qual é aquecido pela desintegração dos elementos radioativos. O processo de convecção faz as placas da litosfera se moverem, mesmo lentamente. O processo resultante é conhecido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!