Meio Ambiente

Páginas: 9 (2003 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2013
NOME DA INSTITUIÇÃO



NOME DO AUTOR











TÍTULO DO RELATÓRIO























LOCAL
ANO

SUMÁRIO


1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO
3. DESENVOLVIMENTO
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
5. REFERENCIAS





































1- RESUMO
A cidade de João Pessoa disponibiliza de um sistema de tratamento deesgoto doméstico, onde tem como principal objetivo remover o material sólido, exterminar microorganismos patogênicos e reduzir as substâncias químicas indesejáveis. Para isso, são percorridas várias etapas, que serão abordadas em seguida.

2- INTRODUÇÃO

O destino final dos resíduos produzidos no sistema de tratamento de água e esgoto é uma preocupação mundial.
Embora a maioria dos paísesdesenvolvidos já tenha adequado seus sistemas para gerenciar os resíduos produzidos no processo de tratamento, atualmente um grande número de estações não fazem bom uso de tal prática.
Os sistemas de tratamento de esgoto geram um resíduo sólido em quantidade e qualidade variável, denominado genericamente de lodo de esgoto. Este resíduo exige uma alternativa para destinação final segura, emtermos de saúde pública e ambientalmente aceitável. Embora a gestão de resíduos seja bastante complexa e represente 20% a 60% dos custos operacionais de uma estação de tratamento, o planejamento e a execução do destino final tem sido freqüentemente negligenciado nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.
Muitas vezes os projetos de estações de tratamento simplesmente ignoram a forma dedestinação desse material, que acaba sendo gerenciado em situação emergencial pelos operadores, com altos custos financeiros e ambientais, comprometendo em alguns casos, os benefícios de todo o sistema de coleta e tratamento de esgotos.
O destino final do lodo é, portanto, uma atividade de grande importância e complexidade, pois freqüentemente extrapola os limites das ETEs e exige a integração com osoutros setores da sociedade. Segundo a legislação brasileira, a responsabilidade que podem ser causados pelo destino inadequado é sempre dos produtores dos resíduos, que podem ser enquadrados na própria Lei de crimes ambientais ( Lei nº 9.605 de 12/02/98), Neste sentido, alguns órgãos ambientais estão exigindo o detalhamento da alternativa de disposição final no processo de licenciamento das ETEs,o que representa um grande avanço na gestão ambiental de nosso país.


3- Definições de rede de esgoto
Esgoto gerado nas residências ou nas instalações hidráulico-sanitárias como cozinha, chuveiro, pia, lavatório, vaso sanitário, ducha sanitária, banheira, bebedouro e mictório.
A ligação de esgoto à rede coletora da CAGEPA é dividida em duas partes:
1- Instalação Predial (RamalInterno)
É a parte da ligação a ser construída pelo cliente. É constituída das tubulações internas, incluindo a caixa de gordura e a(s) caixa(s) de inspeção.
Esta parte termina no passeio, ultrapassando a testada do lote, até alcançar 20 cm do meio-fio, com uma profundidade mínima de 70 cm e máxima de 1 m. Nos locais onde não houver meio-fio definido, a tubulação deverá ultrapassar 1,30 m datestada do lote.
Havendo necessidade de ultrapassar a profundidade informada, consulte a CAGEPA.

A ponta do tubo deve ser arrolhada com uma bucha de papel e coberta de terra até que a CAGEPA execute a ligação. Essa tubulação deverá estar localizada, de preferência, na testada do imóvel, na parte mais baixa do lote.
A manutenção do ramal interno é de responsabilidade do cliente.
Para situaçõesexcepcionais, a CAGEPA deverá ser consultada.
 
a - Caixa de gordura: caixa  destinada  a  coletar  e   reter  os  resíduos  gordurosos  dos
      esgotos  provenientes  das pias,  dos  pisos  de  copas e  cozinhas e das descargas de
      máquinas de lavar louças. 
b - Caixa de inspeção: caixa destinada a permitir a inspeção, limpeza, desobstrução, junção, mudanças de declividade, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!