Meio ambiente e serviço social

Páginas: 8 (1852 palavras) Publicado: 9 de maio de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo analisar e caracterizar a evolução dapolítica ambiental brasileira, no século XX, propriamente dita se desenvolveu de forma tardia se comparada às demais políticas setoriais brasileiras, e basicamente em resposta as exigências do movimento internacional ambientalista.
Já faz algum tempo que a problemática ambiental não se limita a área das ciências naturais, pois tem despertado o interesse e o desenvolvimento de estudos emmuitas áreas do conhecimento humano. Na verdade, o que vem ocorrendo é a abertura de novos e cada vez mais intrigantes questionamentos em relação ao tema.
No Serviço Social, aqui enxergado como uma profissão de caráter técnico e operativo, de intervenção na realidade e na compreensão do homem enquanto ser social.




DESENVOLVIMENTO

Durante séculos, odesenvolvimento econômico decorrente da Revolução Industrial impediu que os problemas ambientais fossem considerados. O meio ambiente era predominantemente visto como acessório do desenvolvimento, e não como parte intrínseca dele. A poluição e os impactos ambientais do desenvolvimento desordenado eram visíveis, mas os benefícios proporcionados pelo progresso os justificavam como um “mal necessário”, algo comque se deveria resignar.
O país que primeiro percebeu a necessidade urgente da intervenção do poder publico sobre as questões ambientais foram os Estados Unidos, ainda na década de 1960. O país foi o primeiro a promover a intervenção regulamentadora no meio ambiente, através da “avaliação dos Impactos Ambientais” (AIA), formalizada nos Estados Unidos em 1969.
No caso doBrasil, a política ambiental brasileira nasceu e se desenvolveu nos últimos quarenta anos como resultados da ação de movimentos sociais locais e de pressões vindas de fora do país. Do pós-guerra ate 1972, não havia propriamente uma política ambiental, mas sim, uma política dos recursos naturais, o desbravamento do território, o saneamento rural, a educação sanitária e os ambates entre osinteresses econômicos internos e externos. A legislação que dava a base a essa política era formada pelos seguintes códigos: de águas (1934), florestal (1965) e de caça e pesca (1967). Não havia, no entanto, uma ação coordenada de governo ou uma entidade gestora da questão.
Em 1972 foi promovida na cidade de Estocolmo a conferencia das nações unidas para o meio ambiente, da qual o Brasilfoi um dos participantes. As questões ambientais levantadas diziam respeito às poluições do ar; da água e do solo derivadas da industrialização. A posição do Brasil em relação às questões ambientais colocadas pela conferencia, endossada pelos demais países do chamado Terceiro Mundo, foi bastante clara: o crescimento econômico não deveria ser sacrificado em nome de um ambiente mais puro. Os delegadosbrasileiros até reconheceram a ameaça da poluição ambiental, mas sugeriram que os países desenvolvidos deveriam pagar pelos esforços dessa purificação. Além disso, o Brasil discordou da relação direta entre crescimento populacional e exaustão dos recursos naturais, opondo-se fortemente às propostas de medidas de controle de natalidade.
Em 1973, pouco depois da Conferência de Estocolmo, foicriada no Brasil a Secretaria Especial de Meio Ambiente (Sema), órgão especializado no trato de assuntos ambientais sob a coordenação do Ministério do Interior.  A Sema se dedicava ao avanço da legislação e aos assuntos que demandavam negociação em nível nacional, tais como a produção de detergentes biodegradáveis, a poluição por veículos, a demarcação de áreas críticas de poluição e a criação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio ambiente e serviço social
  • Serviço social e meio ambiente
  • Serviço social e meio ambiente
  • O serviço Social no Meio Ambiente
  • serviço social no meio ambiente
  • Serviço Social e Meio Ambiente
  • Serviço social e meio ambiente
  • Meio ambiente e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!