Meio ambiente e saúde do trabalhador

Páginas: 15 (3728 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador


Santos
2012
Sumário

Definição de meio ambiente 3
Saúde ambiental 3
Definição de saúde do trabalhador 3
Sobre a saúde do trabalhador 3
Meio ambiente e saúde do trabalhador 3
A estreita relação entre saúde do trabalhador e meio ambiente 3
Nr 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais 3
Desenvolvimento do PPRA 3
Conclusão 3Bibliografia 3




DEFINIÇÃO DE MEIO AMBIENTE
 O termo “meio ambiente” é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência.
Por meio da natureza,reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade “biocultural”. Outra definição sobre o termo “meio ambiente” o coloca no significado de recursos, de gerador de matéria-prima e energia.
Nesta segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidária, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comumpara todos. Na terceira concepção da palavra, quando falamos em “meio ambiente” no seu curso de problemáticas e questões, surgem as pesquisas e as ações em prol das soluções sobre as perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio.
“Meio ambiente” no sentido de ecossistema é um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a suacomplexidade. O “meio ambiente” como lugar onde se vive é referente à vida cotidiana : casa, escola, e trabalho. O “meio ambiente” como biosfera surge para explicar a interdependência das realidades sócio-ambientais em todo mundo, a Terra é a matriz de toda vida.

SAÚDE AMBIENTAL
Têm-se debatido freqüentemente a necessidade de se tramitar os processos de CONAMA EIA/RIMA na esfera de Saúde, a fim deprivilegiar a prevenção em saúde. Sobre a saúde ambiental certamente haverá também a pressão econômica, mas não deixa de ser uma instância interessantes hoje totalmente ignorados nos processos de licenciamento ambiental.
E também há necessidade dos Termos de Ajustamentos de Conduta utilizarem uma dinâmica semelhante através de regulamentação. Os TACs que são assinados pela via Judicial poderiamprever a participação dos Técnicos dos Órgãos Ambientais, da Saúde Ambiental e da Sociedade Civil Organizada, pensando em maior integralidade nos acordos.
A vigilância em saúde ambiental visa ao conhecimento e detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. Tem como finalidade criar medidas de promoção da saúdeambiental e prevenir e controlar os fatores de riscos à saúde. Cuida especialmente de vetores, reservatórios e hospedeiros, água para consumo humano, ar, solo, contaminantes ambientais e substâncias químicas, desastres naturais, acidentes com produtos perigosos, fatores físicos e ambiente de trabalho.
O técnico de saúde ambiental desenvolve atividades de identificação, caracterização de fatores derisco para a saúde originados no ambiente, participa no planejamento de ações da saúde ambiental, prevenção e promoção da saúde, assim como no desenvolvimento de ações de controlo e vigilância sanitária de sistemas, estruturas e atividades com interação no ambiente enquadradas na legislação sobre saúde ambiental.
DEFINIÇÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR
Os primeiros relatos das conseqüências do trabalhona saúde dos trabalhadores são
encontrados nos papiros egípcios. Ao longo da história da humanidade são encontrados
diversos relatos sobre o processo de adoecimento do trabalhador causado pelo seu trabalho.De importância crucial pela sua riqueza e aprofundamento no tema está a publicação De morbis Artificum publicada em 1700 por Bernadino Ramazzini. Tal publicação lhe rendeu o epíteto de “Pai...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio ambiente do trabalho e saúde do trabalhador
  • Saúde e segurança do trabalhador
  • Impacto dos resíduos de serviços de saúde –rss na saúde do trabalhador e no meio ambiente
  • Meios de produção e a saúde do trabalhador
  • MEIO AMBIENTE DE TRABALHO EQUILIBRADO COMO INSTRUMENTO DE PROTECÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR E DE TODA A COLETIVIDADE
  • Meio ambiente e saúde renovada
  • Saúde e meio ambiente
  • SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!