Meia Idade

Páginas: 6 (1336 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO

Com a chegada da meia idade, as pessoas sentem uma certa insatisfação em não conseguirem realizar o que antes realizavam. Mesmo estando saudáveis, encontram-se em um momento de reflexão, onde seus sonhos, sua época de juventude e seus fracassos passam a ter proporções maiores em sentimento, causando medo e angustias que se não superadas podem levar a depressão, ou outrosextremos. Este trabalho tem como objetivo, avaliar essas mudanças e suas possíveis consequências.















2ANÁLISE CRITICA

Você é jovem, cheio de energias, sexualmente ativo, tem uma vida cheia de compromissos e responsabilidades, sua semana parece ter sido reduzida, seu Natal parece acontecer de cinco em cinco meses. Mas você é forte, é saudável e consegue lidar com tudo issoe ainda encontrar um tempo para tomar uma cerveja com os amigos, ou fazer comprar com as amigas. Entretanto, o ser humano esta em desenvolvimento constante, e gradativamente você perceberá algumas mudanças. Aquela energia esta cada vez menor, a “dorzinha” na coluna está querendo te conhecer, e seus filhos estão começando a usufruir das piadinhas da terceira idade. Por tanto, mantenha-se calmo,mas você esta passando pela fase da meia idade, onde o trabalho começa a não lhe dar mais prazer e o prazer começa a lhe dar trabalho.
Ao se deparar com as gorduras que estão cada dia mais complicadas de se eliminar, ou com os cabelos brancos que insistem em aparecer, é comum que algumas pessoas comecem a se preocupar mais com sua aparência, tendo como possibilidade até um exagero nesses cuidadospara esconder a real idade. Outro problema encontrado, e que causa grande incômodo é a perda gradual de visão, onde este terá de aderir um óculos ou lentes para manter sua visão lúcida. Assim como a perda visual, há também a possibilidade de ocorrer a perda auditiva, porem esta terá mais gravidade a partir dos cinqüenta e cincos anos. Entretanto, a forma como esse indivíduo resguardou a sua audiçãoinfluenciará nesse tempo, assim como no individuo observado, EL sempre trabalhou em cerâmica, e aos 47 anos já possui grande perda auditiva, conseqüentemente alterando também seu tom de voz, que só tende a aumentar. Um problema como esse, não só causa incômodo para o individuo que esta na meia idade, mas também aos familiares, pois perdem a paciência ao terem de ficar repetindo sempre nosdiálogos.
Nas questões psicológicas, é notável que o indivíduo na meia idade comece a ter alguns sintomas como, insônia, dificuldades de lidar com pequenos problemas, perda de concentração, insegurança ao tomar decisões, entre outros. Podendo-se notar uma grande mudança no humor desse indivíduo,havendo a possibilidade de levá-lo ao estresse, aumento no consumo de álcool, isolamento, irritabilidade, eoutros. Ao observar EL, nota-se que o fato de o mesmo não ter conhecimento com tecnologias, isso causa uma grande irritação, por não consegui lidar com pequenos problemas, assim confirmando a idéia de sintomas e consequências.
Ao avaliar Cláudio, este encontra-se em meio a uma crise da meia idade, onde o indivíduo não consegue lidar com sua real idade, e para suprir essa angustia tenta manterum comportamento juvenil. No caso de Cláudio, este gostava de manter uma boa aparência, ter comportamentos imaturos, buscar relacionamentos diversos e com pessoas mais novas, não tendo um ar de responsável diante da filha. Neste caso, o individuo passa por um confronto interno, onde outro homem consegue fazer o que Cláudio não consegue. Porém, fica-se na duvida se Cláudio consegue superar a crise,ou simplesmente acomoda-se por descobrir que seu rival também tem problemas.
No caso de EL, este se encontra em total harmonia em relação aos seus limites de idade. Apenas tendo problemas com tecnologias e audição. Verifica-se então que este indivíduo conseguiu lidar bem com suas mudanças, entretanto não se pode afirmar que esta crise ainda possa aparecer em meio a novos conflitos internos do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • meia idade
  • Meia Idade
  • MEIA IDADE
  • Meia
  • Meia-idade
  • meia idade
  • Meia idade
  • Meia idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!