Mei - micro empresario endividual

627 palavras 3 páginas
Para definir a concepção do empreendedor individual em relação à adesão da lei do microempreendedor individual, precisou atingir o objetivo geral que era identificar os principais motivos que induzem os empreendedores a saírem da informalidade e se legalizar como MEI. Esse objetivo foi atingido através da explanação a Lei 128/2008, da aplicação da entrevista aos MEI, da análise e compilação dos dados obtidos, e da descrição dos aspectos sociais e econômicos.
Da esfera da Lei 128/2008, criada no sentido de desburocratizar e simplificar a vida dos pequenos empreendedores extraiu-se todos os aspectos tributários e legais, até mesmo os benefícios e os procedimentos adequados, promovendo o entrosamento da figura MEI e contribuindo no desenrolar de todo o contexto desse estudo.
Da aplicação da entrevista delimitou-se a concepção dos entrevistados, direcionados em perfil, pré-formalização e pós-formalização.
Em relação ao perfil dos entrevistados conclui-se que predomina o sexo feminino, a faixa entre 41 e 60 anos e os que exercem suas atividades concentrados no ramo de serviços e de comércio.
Em relação à pré-formalização dos entrevistados a maioria desempenhava sua própria atividade informalmente e foram motivados pelos incentivos fiscais. Sobressaindo a mídia virtual como o principal veículo de apresentação, informação e comunicação do MEI.
Em relação à pós-formalização dos entrevistados a maioria elegeu os direitos previdenciários como maior relevância, e afirmam que, todos os benefícios propostos pela lei foram cumpridos, e que a principal vantagem em comparação às empresas em geral, é a baixa e fixa carga tributária, confirmando a principal motivação que fez com que os entrevistados se formalizassem. Ainda em relação à pós-formalização dos entrevistados a maioria relatou que o convívio com fornecedores e clientes, mudou para melhor, e que não possuem empregado contratado em seu negocio.
62
De modo geral os Microempreendedores Individuais

Relacionados