MegaTrabaCito

5368 palavras 22 páginas
NÚCLEO
2.Toda célula eucarionte possui um núcleo isso que as distingue das células procariontes.No núcleo se encontra o DNA,exceto o das mitocôndrias,o núcleo ocupa 10% do volume total da célula. O núcleo é delimitado pela carioteca ou envoltório nuclear, que é composta por duas membranas concêntricas que continuam com a membrana do RE.
O envoltório nuclear tem inúmeras perfurações - chamadas de poros - que comunicam o interior do núcleo com o citosol. Além disso, encontra-se reforçada por duas malhas de filamentos intermediários, uma que se apoia sobre a superfície interna do envoltório.
No compartimento nuclear estão localizados,quarenta e seis cromossomos, cada um formado por uma única molécula de DNA combinada com numerosas proteínas,varias classes de RNA (mensageiro, ribossômicos, de transferência, pequenos), que são sintetizados no núcleo quando seus genes são transcritos. Estes RNA saem do núcleo pelos poros do envoltório nuclear depois de seu processamento,o nucléolo, onde estão localizados os genes dos RNAr e os RNAr recém-sintetizados.Diversas proteínas, como as que regulam a atividade dos genes,as que promovem o processamento dos RNA, as que se combinam com os RNAr no nucléolo, as DNA polimerases, as RNA polirnerases etc. Essas proteínas são produzidas no citosol e ingressam no núcleo pelos poros do envoltório nuclear.Os elementos mencionados se encontram dispersos na matriz nuclear ou nucleoplasma, cuja composição é escassamente conhecida.
2.1.ENVOLTÓRIO NUCLEAR (CARIOTECA)
O envoltório nuclear é composto por duas membranas concêntricas atravessadas por poros.
Dissemos que o envoltório nuclear ou carioteca é composto por duas membranas concêntricas.Estas se unem ao nível dos poros, que se acham distribuídos mais ou menos regularmente por todo o envoltório.
O espaço entre a membrana externa e a membrana interna ou espaço perinuclear comunica-se com a cavidade do RE. A membrana externa continua com a membrana do RE e é comum aparecer associada a um

Relacionados