MEFD

2766 palavras 12 páginas
1.1 Direção

Também conhecida como função comando, é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização, no sentido de dinamizar, orientar e motivar as pessoas na realização de suas tarefas, visando alcançar os objetivos organizacionais.

1.1.1 O Indivíduo nas Organizações
Toda organização necessita de pessoas para poder operar. O problema é que elas são complexas e de difícil controle. Em virtude disso, é que a função direção representa todas as varáveis envolvidas com a gestão de pessoas. Cabe ao gestor, em seu processo de trabalho diário, promover o engajamento dos colaboradores e buscar satisfazer as suas necessidades para que os objetivos organizacionais sejam alcançados. É dele o desafio de lidar com seres humanos que possuem diferentes percepções, interpretam a realidade de forma diferente e têm comportamentos também distintos, e fazer com que eles canalizem seus esforços para a realização dos objetivos.
A própria evolução do pensamento administrativo partiu de uma visão clássica do homem na organização - homem máquina, uma das engrenagens da organização - para uma visão moderna, que traz para ele uma posição de destaque como um ser pensante e emotivo, que possui necessidades de diversas ordens e em níveis distintos, interage com seus semelhantes e ocupa posição relevante na estrutura organizacional e na obtenção de seus resultados.
A compreensão do comportamento organizacional é uma condição necessária para que os administradores possam explicar e prever o comportamento das pessoas nas organizações.
Por ser um sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.
Da mesma forma que uma organização tem expectativas acerca de seus participantes, quanto às suas atividades, talentos e potencial de desenvolvimento, também os participantes têm suas

Relacionados

  • Projeto
    1323 palavras | 6 páginas
  • Fraldas Capricho
    74924 palavras | 300 páginas
  • treinamento de cipamin
    83024 palavras | 333 páginas