MEF1 2

5179 palavras 21 páginas
A educação física na prevenção e redução da obesidade: uma revisão sistemática

Ernesto Faísca
Filipe Ramalho
Hélder Carvalho
João Beja
João Lopes
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

Contacto para correspondência: Ernesto Faísca, Faculdade de Motricidade Humana, Estrada da Costa, 1499-002 Cruz Quebrada, Portugal. E-mail: faiscaea@gmail.com, telephone: +351214149100, fax: +351214151248.

Resumo: Introdução: Compreender a relação entre a Educação Física e a obesidade é importante para o desenvolvimento de políticas educativas mais fundamentadas com o objetivo de melhorar a saúde dos estudantes. Objetivo: O objetivo desta revisão foi fazer uma síntese dos estudos que abordam a relação entre a Educação Física e a obesidade dos jovens. Método: Os estudos foram identificados através de uma pesquisa em duas bases de dados (B-On e Web of Science) utilizando como termos de pesquisa physical education, obesity, intervention, school, e adolescentes. Os estudos identificados (n=18) foram classificados em incluídos (n=7) e rejeitados (n=11). Os estudos incluídos foram lidos e analisados de acordo com o objetivo de rever a relação entre a Educação Física e a obesidade. Resultados: A maioria dos estudos incluídos concluíram que existe uma relação positiva entre a Educação Física e a redução da obesidade dos alunos, enquanto apenas um estudo constatou uma relação neutra. Conclusão: Existem benefícios para a prevenção e redução da obesidade dos alunos quando participam nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física, obesidade, saúde, intervenção, escola.

Abstract: Introduction: The interaction between physical education and Obesity is essential to understand the development of educative policies with the intent of improving student’s health. Objective: This review’s goal was to summarize the studies that address the relationship between physical education and youth obesity. Method: The studies were identified through a two

Relacionados

  • gads
    22018 palavras | 89 páginas