medula espinhal

Páginas: 6 (1497 palavras) Publicado: 19 de junho de 2014
MEDULA ESPINHAL
Medula espinhal
A medula espinhal é a continuação do bulbo. Apresenta-se como um cilindro achatado que desce pelo interior da coluna vertebral. Observe a medula, em corte transversal: Na medula espinhal, a substância branca envolve a substância cinzenta.
A medula conduz impulsos sensitivos para o cérebro e traz impulsos motores. Constitui o centro nervoso responsável por umasérie de atos reflexos, principalmente os relacionados com o instinto de conservação e defesa.
Arco reflexo e ato reflexo
A medula é o centro mais importante de reflexos, e o caminho do impulso nervoso se chama arco reflexo.
O esquema abaixo mostra um arco reflexo:
O estímulo produzido pelo alfinete na pele é recebido por terminações nervosas e conduzido por uma raiz sensitiva até a medula.Esta envia uma ordem, através de uma raiz motora, ao músculo do braço, determinando que entre em ação. E o braço se contrai numa fração de segundo. Esse tipo de movimento involuntário recebe o nome de ato reflexo
Medula significa miolo e indica o que está dentro. Assim temos a medula espinhal dentro dos ossos, mais precisamente dentro do canal vertebral. A medula espinhal é uma massacilindróide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral sem entretanto ocupa-lo completamente. No homem adulto ela mede aproximadamente 45 cm sendo um pouco menor na mulher. Cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occipital. O limite caudal da medula tem importância clinica e no adulto situa-se geralmente em L2. A medula termina afinando-separa formar um cone, o cone medular, que continua com um delgado filamento meníngeo, o filamento terminal.
Forma e estrutura
A medula apresenta forma aproximada de um cilindro, achatada no sentido antero-posterior. Seu calibre não é uniforme, pois ela apresenta duas dilatações denominadas de intumescência cervical e intumescência lombar.
Estas intumescências medulares correspondemàs áreas em que fazem conexão com as grossas raízes nervosas que formam o plexo braquial e lombossacral, destinados à inervação dos membros superiores e inferiores respectivamente. A formação destas intumescências se deve pela maior quantidade de neurônios e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas áreas. A intumescência cervical estende-se dos segmentos C4 até T1 da medula espinhale a intumescência lombar (lombossacral) estende-se dos segmentos de T11 até L1 da medula espinhal.
A superfície da medula apresenta os seguintes sulcos longitudinais, que percorrem em toda a sua extensão: o sulco mediano posterior, fissura mediana anterior, sulco lateral anterior e o sulco lateral posterior. Na medula cervical existe ainda o sulco intermédio posterior que se situa entre osulco mediano posterior e o sulco lateral posterior e que se continua em um septo intermédio posterior no interior do funículo posterior. Nos sulcos lateral anterior e lateral posterior fazem conexão, respectivamente as raízes ventrais e dorsais dos nervos espinhais.
Medula significa miolo e indica o que está dentro. Assim temos a medula espinhal dentro dos ossos, mais precisamente dentrodo canal vertebral. A medula espinhal é uma massa cilindróide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral sem entretanto ocupa-lo completamente. No homem adulto ela mede aproximadamente 45 cm sendo um pouco menor na mulher. Cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occipital. O limite caudal da medula tem importância clinica e no adultositua-se geralmente em L2. A medula termina afinando-se para formar um cone, o cone medular, que continua com um delgado filamento meníngeo, o filamento terminal.
Forma e Estrutura da Medula
A medula apresenta forma aproximada de um cilindro, achatada no sentido antero-posterior. Seu calibre não é uniforme, pois ela apresenta duas dilatações denominadas de intumescência cervical e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medula Espinhal
  • Medula espinhal
  • Medula Espinhal
  • Medula Espinhal
  • Medula Espinhal
  • medula espinhal
  • A MEDULA ESPINHAL
  • Medula espinhal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!