medula espinhal

Páginas: 2 (302 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2013
Medula espinhal
A medula espinhal é uma massa cilindróide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral sem, entretanto, ocupá-lo completamente. No homem adulto medeaproximadamente 45 cm, sendo um pouco menor na mulher. Cranialmente a medula limita-se ao bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occiptal. O limite caudal da medula temimportância clínica e no adulto situa-se geralmente na 2ª vértebra lombar (L2). A medula termina afilando-se para formar um cone, o cone medular, que se continua com um delgado filamentomeníngeo, o filamento terminal.
ESTRUTURAS DE PROTEÇÃO
- Coluna vertebral
- Meninges
- Líquido cerebroespinal
Crânio-CalotaCraniana 
A parte superior do crânio é chamadade cúpula do crânio ou calvária. É atravessada por suturas (articulações que permitem mínima mobilidade aos ossos do crânio)
da coluna. HÉRNIA DE DISCO
Entre as vértebras estão osdiscos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízesnervosas que emergem
Causas:
Predisposição genética
Envelhecimento
Falta de atividade física
Tabagismo
Sintomas:
Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foicomprimida a raiz nervosa. Os mais comuns são: formigamento com ou sem dor; dor na coluna; na coluna e na perna (e/ou coxa); apenas na perna ou na coxa; na coluna e no braço; apenasno braço.
Diagnóstico
Raio X, ressonância magnética, tomografia
Tratamento
Analgésicos, Antiinflamatório, fisioterapia, acupuntura.
Em casos mais severos a cirurgia é indicada
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medula Espinhal
  • Medula espinhal
  • Medula Espinhal
  • medula espinhal
  • Medula Espinhal
  • Medula Espinhal
  • A MEDULA ESPINHAL
  • Medula espinhal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!