Medula espinhal e seus envoltórios

Páginas: 3 (711 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Resumo Capitulo Medula Espinhal e Seus Envoltórios

Para darmos inicio ao estudo é necessário ter o conhecimento etimológico da palavra medula, que significa miolo e indica o que está dentre. Sendoassim a Medula Espinhal é uma massa cilindróide de tecido nervoso situado dentro do canal vertebral sem, entretanto, ocupá-lo completamente.
Forma e estrutura geral da Medula
A forma éaproximadamente cilíndrica, sendo ligeiramente achatada no sentido ântero-posterior , calibre não uniforme que apresenta duas dilatações (Intumescência cervical e intumescência lombar), situadas em nível cervicale lombar, as intumescências são as áreas que fazem conexão com a medula as grossas raízes nervosas que formam os plexos braquial e lombossacral destinados a inervasão dos membros superiores einferiores. A superfície da medula apresenta sulcos longitudinais, sulco mediano posterior, fissura mediana anterior, sulco lateral anterior e sulco lateral posterior e ainda o sulco intermédio posterior,situado na cervical, fazem conexão as raízes ventrais e dorsais dos nervos espinhais.
A substância cinzenta localiza-se por dentro da branca, onde se encontra as colunas anterior, posterior e lateral.A substância branca é formada por fibras, a maioria delas mielínicas que sobem e descem na medula e que podem ser agrupadas em de cada lado em três funículos ou cordões, funículo anterior, posteriore lateral.
Conexões com Nervos Espinhais – Segmentos Medulares
A conexão com os nervos espinhas marca a segmentação da medula que , entretanto, não é completa. Considera-se segmento medular de umdeterminado nervo a parte da medula onde fazem conexão os filamentos radiculares que entram na composição deste nervo, no total são 31 pares de nervos espinhais, 12 torácicos, 5 lombares e 8 cervicais.Topografia Vertebromedular
A diferença de tamanho entre a medula e o canal vertebral, assim como as disposições das raízes dos nervos espinhais mais caudais, formando a cauda equina, resultam de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia macroscópica da medula espinhal e seus envoltórios
  • Anatomia macroscópica da medula espinhal e seus envoltorios
  • Medula espinhal
  • Medula Espinhal
  • Medula espinhal
  • Medula Espinhal
  • medula espinhal
  • Medula Espinhal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!