Medição de Pressção

714 palavras 3 páginas
Medição de Pressão

Pressão

A pressão é definida como a força normal exercida por unidade de área; matematicamente:

A pressão possui algumas propriedades, as principais são:
.A pressão em um ponto de um fluido em repouso é igual em todas as direções (principio de Pascal); Em um fluido em repouso, a pressão é a mesma em todos os pontos situados em um mesmo plano horizontal. Em um fluido em repouso, a força devido à pressão tem a direção normal a superfície de contato. A força de pressão em um fluido em repouso tem direção sempre ao interior do fluido, ou seja, é uma compressão, jamais uma tração; A superfície livre em um líquido em repouso é sempre horizontal, ou seja, quando essa superfície encontra-se inclinada, o fluido está em movimento acelerado.
Manômetro
É um medidor de força no caso de pressão, de ar ou gases neutros, embora também existam aqueles que trabalham com outros tipos de fluidos incluindo líquidos.
O manômetro possibilita a medição da pressão tanto positiva, quanto negativa e também a pressão diferencial entre dois ambientes diferentes.

Manômetro de Bourdon

O manômetro de Bourdon é um manômetro de pressão muito utilizado industrialmente tanto para aplicações de pressão como de vácuo. O funcionamento desse tipo de aparelho é baseado na alteração da curvatura originada num tubo de seção elíptica pela pressão exercida no seu interior. A seção elíptica tende para uma seção circular com o aumento da pressão no interior do tubo, levando que esse se desenrole. Esse tubo tem uma das extremidades fechadas e ligada a um mecanismo (com rodas dentadas e mecanismos de alavanca) que permite transformar o seu movimento de “desenrolar” (originado pelo aumento de pressão no interior do tubo) no movimento do ponteiro do manômetro. A medida de pressão é relativa, uma vez que o exterior do tubo está sujeito à pressão atmosférica.

Fig1- manômetro de Boudon fechado.

Relacionados

  • Massa especifica
    1325 palavras | 6 páginas
  • estudo
    7400 palavras | 30 páginas
  • Bombas e Instalações de bombeamento
    8535 palavras | 35 páginas
  • Sistema eletrico do carro
    35644 palavras | 143 páginas