medivel histoira

595 palavras 3 páginas
FACULDADE ANHAGUERA DE CAMPINAS UNIDADE 3

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

ELETRICIDADE E ELETRONICA

2º SEMESTRE

NOME: LUIS HENRIQUE DE MORAES
RA:6892520660

CAMPINAS___/___/___

ETAPA 1 (Passo 1)

Fundamentos da Eletrostática

A eletrostática vem do grego (elektron + statikos, estacionário) e começou a ser estudada a muito tempo desde o século 6 a.c quando o filosofo e matemático Tales de Mileto observou que o âmbar, substancia derivada da resina de uma arvore que depois e fossilizada,ao ser atritado com outros objetos como a atraia pequenos objetos como penas e palhas.
O mesmo Tales de Mileto também descobriu uma pedra na magnésia que tinha um poder de atração sobre o ferro.
Esse fenômeno foi estudado por décadas e décadas ate chegarmos a explicação que temos atualmente. Alguns filósofos criaram varias teorias que foram renovadas e derrubadas ao longo da historia tentando explicar esses dois fenômenos. Na concepção atual hoje classificamos o fenômeno em que o âmbar atrai pequenos objetos como um fenômeno elétrico, já no caso da pedra de magnésia que atrai o ferro como um fenômeno magnético.
Estes dois fenômenos eram sempre ate quem em 1600 Willian Gilbert publicou a obra “De
Magnete”, que explicou com mais clareza cada um dos fenômenos citados anteriormente. Mas naquela época só tinham conhecimento do fenômeno de atração já a repulsão ainda não tinha sido estudada.
Tudo ficou mais claro e mais fácil de ser estudado com a descoberta do elétron logo depois e logo depois os prótons e neutros e a estrutura atômica conhecida atualmente.
Atualmente sabemos que o núcleo átomo e constituído por neutros que não possuem cargas e por prótons que possuem cargas elétricas positivas “+” e é orbitado por elétrons que possuem cargas elétricas negativas “-“.
Quando esfregamos algum objeto como uma régua em um pano transferimos elétrons do pano para régua deixando a assim carregada eletricamente, dando a ela a condição de atrair pequenos objetos

Relacionados