MedidoresPressao EqManometrica

865 palavras 4 páginas
Mecânica dos Fluidos - Profa Simone Souza

1

Medidores de pressão

Vários são os medidores de pressão, porém todos eles obedecem aos dois conceitos fundamentais da estática dos ‡uidos: Teorema de Stevin e Lei de Pascal. Dentre os principais tipos, destacam-se os seguintes.

1.1

Coluna piezométrica ou piezômetro

É um instrumento muito simples, consistindo de um tubo vertical de vidro ou qualquer outro material transparente. Basta medirmos a cota h e conhecermos a massa especí…ca do ‡uido gerador da cota para que possamos aplicar a Lei de Stevin e obermos a pressão P.

Piezômetro
Do teorema de Stevin
P

Patm = gh

)

P = gh + Patm

O piezômetro apresenta três problemas que o tornam de uso limitado:
1

1) A altura h, para pressões elevadas e para líquidos de baixo peso especí…co, será muito alta. Exemplo: água com pressão de 105 N=m2 e cujo peso especí…co é 104 N=m3 formará uma coluna h=

P

=

105
= 10 m
104

Logo, não sendo viável a instalação de um tupo de vidro com mais de 10 m de altura. O piezômetro não pode, neste caso, ser útil. Nota-se então que esse aparelho só serve para pequenas pressões.
2) Não se pode medir pressão de gases, pois eles escapam sem formar a coluna h.
3) Não se pode medir pressões efetivas negativas, pois nesse caso haverá entrada de ar para o reservatório, em vez de haver a formação da coluna h:

1.2

Manômetro metálico

Esse instrumento é o mais conhecido entre todos os instrumentos medidores de pressão. É esse instrumento que é encontrado nos postos de gasolina para calibragem dos pneus, nos extintores de incêncio para veri…carmos se o mesmo está carregado ou não, em alguns veículos, nos sistemas de lubri…cação, freios, turbo-compressores, etc.
É constituido basicamente por um tubo metálico ‡exível enrolado similarmente a um caracol. A pressão atuante internamente ao tubo tende a endireitá-lo enquanto que a pressão externa tende a encurvá-lo. Após uma cuidadosa aferição, podemos calibrá-lo para que indique a diferença entre as

Relacionados