Medidores Volum Tricos

Páginas: 2 (412 palavras) Publicado: 17 de julho de 2015
Medidores Volumétricos
O princípio de funcionamento destes aparelhos consiste na passagem do fluido através de câmaras de volume perfeitamente conhecido. O próprio fluido faz a movimentação destascâmaras, sendo o volume obtido por mecanismos que fazem contagem do número de vezes que as câmaras se enchem e esvaziam.
Existem diversos modelos deste tipo de medidor, conforme o desenho e disposiçãodas câmaras de medida.
Medidores de disco nutativo:
No medidor de disco nutativo, a peça móvel é um disco com um rasgo radial que tem no seu centro uma esfera e um pino axial. Quando o líquido entra nomedidor força o disco a realizar a movimentação denominada de nutação. O pino superior exerce um movimento de rotação sendo o seu número de giros proporcional ao volume de fluido escoado.
Medidoresde pistão oscilante:
Neste modelo de medidor, o fluido é forçado a escoar entre uma série de câmaras, entre as quais se move um anel que, dependendo de sua posição, força o enchimento ou esvaziamentodas câmaras. O número de voltas deste anel é proporcional ao volume do fluido escoado.
Medidores de engrenagem:
Neste medidor, um conjunto de engrenagens é montado de forma que o fluxo exerce suamovimentação.
O número de rotações das engrenagens é proporcional ao volume de fluido escoado. Este tipo de medidor volumétrico é muito utilizado na medição de fluidos viscosos. Em geral é utilizado nasbombas de combustível.

Características dos medidores volumétricos:
Pelas características de funcionamento destes medidores, são sensíveis à presença das partículas sólidas no fluido, que causamdesgaste por abrasão da câmara de medição e, dependendo de suas dimensões, pode provocar o travamento do mecanismo.
Os medidores volumétricos apresentam grande exatidão, decrescente com o tempo, na medida emque haja o desgaste e folgas na câmara de medição.
Medidores volumétricos podem ser instalados em qualquer posição na tubulação e, por não dependerem de interferência do perfil de velocidades na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CALIBRA O DE MATERIAL VOLUM TRICO
  • PRATICA CALIBRA O DE MATERIAIS VOLUM TRICOS
  • APARELHOS VOLUM TRICOS 07 04 15
  • Pr Tica 1 CALIBRA O DO MATERIAL VOLUM TRICO
  • Trabalho Medidores El Tricos F Sica
  • Aula 1 MATERIAL VOLUM TRICO PESAGEM E AQUECIMENTO 1
  • Medidores
  • medidor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!