Medidindo superfície

1631 palavras 7 páginas
Como medir uma superfície?
A área de uma figura, diz a regra, é a medida de sua superfície. Quando calculamos a medida de uma superfície, verificamos que esta pode ser regular ou irregular em sua forma. São regulares as que possuem formas geométricas conhecidas. As irregulares têm forma indefinida. Para medir as superfícies de formas irregulares, às vezes precisamos utilizar um procedimento aproximado. Mas quando se trata de formas geométricas conhecidas, podemos utilizar fórmulas para realizar esses cálculos. Para medir superfícies, é preciso estabelecer uma unidade. Em geral, será um quadrado cujo lado mede uma unidade de comprimento.

1. Medida de uma superfície
Para medir superfícies é preciso adoptar uma unidade padrão e compará-la à extensão da referida superfície. Tome o quadrado, , como unidade de medida.

Figura 1

Observe, agora, o quadriculado que cobre cada desenho da Figura 1, acima. Para conhecer a área de cada superfície, basta contar os quadrados unitários que a cobrem. Assim, a área de cada uma delas será:
A=4 B = 10 C=8 D=6 E = 1,5

F=3 G = 10 H=7 I=5 J=4 K = 6,5 L=2 M=2 N=1 P=1 Q=2

Faça, agora, o mesmo cálculo com as superfícies da Figura 2, abaixo.

Figura 2

Para facilitar, podemos transformar ou reduzir cada superfície a figuras mais elementares, como quadrados, rectângulos e triângulos. Esse método serve também para calcular, por aproximação, a área de elementos ou figuras irregulares. As áreas de figuras de contornos curvos, como os lotes de um terreno, são substituídas por polígonos que sejam aproximadamente equivalentes. Isto é, teremos de cruzar o contorno da figura para compensar as reentrâncias e saliências do desenho irregular (Figura 3. ao lado).

Figura 3

No caso de uma figura de tamanho natural, podemos também fazer a medição directa, no desenho, aplicandoa sobre um papel milimétrico e contando os centímetros e milímetros quadrados em seu interior. (Figura 4, ao lado). 2. Unidades A unidade principal de

Relacionados