medidase avaliação

2899 palavras 12 páginas
INTRODUÇÃO

O conceito de medidas e avaliação em Educação Física é encarado como sendo um processo para se atribuir notas ou conceitos. Certamente esta atribuição assume o papel importante dentro do quadro educacional, mas não é o único e nem o mais importante propósito das medidas e avaliação.
O objetivo do presente trabalho é mostrar aos profissionais de Educação Física como um programa de medidas e avaliação assume um papel de capital importância no processo de aprendizagem e, ainda, como e quando empregar técnicas e instrumentos para medir e avaliar determinadas características ou habilidades com precisão, resultando em um processo calcado em bases científicas, dando, desta forma, origem a um trabalho mais credível.

Testes, Medidas e Avaliações – Um referencial teórico

Pensar que a avaliação é o ato final do julgamento e não de um meio para se observar o progresso algumas vezes é um engano. Outro conceito errôneo é pensar em avaliação como sendo sinônimo de medida, que na realidade, é apenas uma parte do processo da avaliação.
Para que essas dúvidas sejam esclarecidas é conveniente conceituar teste, medida e avaliação.

Teste
É um instrumento, procedimento ou técnica usada para se obter uma informação.
Formas: escrito, observação e performance.
Exemplo: Teste da Estatura (Johnson & Nelson, 1979).

Medida
É o processo utilizado para coletar as informações obtidas pelo teste, atribuindo um valor numérico aos resultados.
As medidas devem ser precisas e objetivas.
Podem ser coletadas de duas formas: formal (a pessoa sabe que irá ser testada) e, informal (a pessoa não sabe que irá ser testada).
Exemplo: medida, em centímetros, da estatura do testando (Jonhson & Nelson, 1979).

Avaliação
Determina a importância ou o valor da informação coletada.
Decisão: classifica os testandos, reflete o progresso, indica se os objetivos estão ou não sendo atingidos, indica se o sistema de ensino está sendo

Relacionados

  • Saude Publica
    5419 palavras | 22 páginas
  • monografia sobre avaliação
    9713 palavras | 39 páginas