Medidas Preventivas II

Páginas: 15 (3719 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015










Medidas Preventivas.
Medidas preventivas na construção civil.








Simões Filho, 2015.
DANIELA NAZARO
EMANUELA JESUS
GEISIANE MOURA
JOSÉ DOMINGOS
LORENA DA PAIXÃO
MARIANE ALMEIDA





Medidas Preventivas.
Medidas preventivas na construção civil.



Atividade parcial do II semestre do Curso de Segurança do Trabalho no turno Noturno do CEEP. Solicitado pelo orientador RafaelParish.





Simões Filho, 2015.
Introdução
Os acidentes de trabalho são eventos inesperados, atingem trabalhadores experientes e inexperientes e podem ocorrer em todos os setores de produção. A maioria ocorre simplesmente por falta de conhecimento ou conscientização. As ações e as medidas para prevenção de acidentes de trabalho dependem do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e datecnologia disponível. A prevenção de acidentes de trabalho é um papel do empregador e do trabalhador.
Estima-se que, no Brasil, as micro e pequenas empresas representem 98% do total de empresas existentes, ou seja, 4,1 milhões. Só na indústria, elas concentram 46,20% do número total de trabalhadores formalmente contratados, aí a sua importância para a economia nacional. Pela contribuição que as micro epequenas empresas podem oferecer para a redução do número de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, significando maior competitividade, redução de custos e melhoria das condições e dos locais de trabalho, elas necessitam ser estudadas e orientadas.

















Impactos dos acidentes e doenças do trabalho.
Sob todos os aspectos em que possam ser analisados, os acidentes e doençasdecorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade. Anualmente, as altas taxas de acidentes e doenças registradas pelas estatísticas oficiais expõem os elevados custos e prejuízos humanos, sociais e econômicos que custam muito para o País, considerando apenas os dados do trabalho formal.
O somatório das perdas, muitas delasirreparáveis, é avaliado e determinado levando-se em consideração os danos causados à integridade física e mental do trabalhador, os prejuízos da empresa e os demais custos resultantes para a sociedade.
As micros e pequenas empresas são fortemente atingidas pelas conseqüências dos acidentes e doenças, apesar de nem sempre os seus dirigentes perceberem este fato. O custo total de um acidente é dadopela soma de duas parcelas: uma refere-se ao custo direto (ou custo segurado), a exemplo do recolhimento mensal feito à Previdência Social, para pagamento do seguro contra acidentes do trabalho, visando a garantir uma das modalidades de benefícios estabelecidos na legislação previdenciária. A outra parcela refere-se ao custo indireto (custo não segurado). Estudos informam que a relação entre oscustos segurados e os não segurados é de 1 para 4, ou seja, para cada real gasto com os custos segurados, são gastos 4 com os custos não segurados.
Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, Objetivo.
A incorporação das boas práticas de gestão de saúde e segurança no trabalho no âmbito das micro e pequenas empresas contribui para a proteção contra os riscos presentes no ambiente de trabalho,prevenindo e reduzindo acidentes e doenças e diminuindo consideravelmente os custos. Além de diminuir os custos e prejuízos, torna a empresa mais competitiva, auxiliando na sensibilização de todos para o desenvolvimento de uma consciência coletiva de respeito à integridade física dos trabalhadores e melhoria contínua dos ambientes de trabalho. No caso das micro e pequenas empresas, a participação dopróprio empreendedor e dos trabalhadores na identificação dos riscos assume um papel de extrema importância para o êxito do programa de gestão.
Análise preliminar das condições de trabalho, Etapas.
A análise preliminar das condições de trabalho permite a elaboração de estratégias que vão subsidiar as etapas de implantação do programa de gestão de saúde e segurança no trabalho, e é estabelecida com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medidas preventivas
  • descrição de riscos e medidas preventivas
  • Medidas preventivas biosseguranca
  • MEDIDAS PREVENTIVAS DE DANOS AMBIENTAIS
  • Como são classificadas as medidas preventivas
  • A pena de morte como medida preventiva
  • Medidas preventivas e de prote o no ECA
  • Medidas preventivas para produtos quimicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!