MEDIDAS FÍSICAS

Páginas: 11 (2657 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Tecnologia, Departamento de Eng.ª Mecânica
Curso de Engenharia Mecânica
Departamento de Física, Disciplina de física Experimental I
Profº: Neto

Estudante: Luciano Pinto




Medidas Físicas




João Pessoa, 30 de Abril de 2011
Objetivos:
Por objetivos temos primordialmente dois: determinar a densidade de dois corpos cilíndricos paraposterior identificação do material constitutivo; determinar o quão quadrada é uma peça de cerâmica, para revestimentos de pisos, visando verificar até que pontos a medida de suas dimensões o tornam um objeto quadrado, mesmo apresentando alguns desvios de medidas dos ângulos dos lados, tal técnica é utilizada para avaliar a qualidade do objeto nos processos de controle de qualidade. OProcedimento em si carrega consigo objetivos intrínseco, como o aprendizado do manuseio de instrumentos de medição: tais quais, paquímetro, balança de braço triplo e transferidor, instrumentos pouco usuais. Ter noção sobre as diferentes formar de se obter o volume de um corpo quer seja por relações matemática ou por deslocamento da coluna de água em uma proveta e por em prática os conceitos da Teoria doserros.
Introdução aos Princípios Teóricos:
Aspectos relevantes devem ser levados em consideração para a obtenção de êxito nos experimentos. Com relação aos processos de medição, lembrar que os processos estão suscetíveis a erros, tanto no processo de leitura quanto no manuseio dos instrumentos. Para se alcançar uma precisão almejada, se faz necessário ter um embasamento teórico, como a Teoria dosErros. Esta nos afirma que: algumas grandezas podem ter valores reais que são conhecidos, já outras grandezas não.
Quando se tem conhecimento do valor real de determinada grandeza e o resultado obtido experimentalmente se difere, afirmamos que o valor obtido foi afetado por um erro, sendo erro:
“ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto damesma.”
“Matematicamente: erro = valor medido  valor real”

Diferentemente do erro, quando não sabemos o valo real ou exato da grandeza, e sim o valor mais aproximado dessa grandeza, afirmamos que o valor obtido sofreu um desvio, sendo desvio:
“DESVIO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e um valor adotado que mais se aproxima do valor real.”
“Na prática se trabalha namaioria das vezes com desvios e não erros.”

Devido à existência desses erros nas medidas, se faz necessário que haja várias medições a fim de estabelecer uma média, que seria o valor mais próximo do real. A partir dessa média, tornando-se possível calcular os desvios e as incertezas inerentes as medidas. A teoria dos erros serve de ferramenta no processo de propagação dos erros ao serem realizadasas operações, como no caso do volume do cilindro, onde as multiplicações carregam consigo os erros.
Devemos estar ciente que para o quadrilátero ser considerado quadrado por definição ele tem que ter a seguinte propriedade: O quadrado é um paralelogramo, pois os seus lados são paralelos dois a dois. O quadrado é um losango, pois os seus lados possuem as mesmas medidas e as diagonais sãoperpendiculares. O quadrado é um retângulo, pois seus vértices formam ângulos de 90o e as diagonais possuem as mesmas medidas. Uma figura geométrica é denominada quadrado quando possuem quatro lados iguais e os quatro ângulos retos.
A densidade de um corpo pode ser definida por dois métodos distintos o: i) é usando a relação de densidade, onde a densidade é a razão entre a massa do corpo e o volume (oproduto entre a área da base e a altura do corpo); ii) a segunda forma e através do uso de uma proveta milimétrica. Inserimos agua até determinado ponto posteriormente, adicionamos o corpo a ser medido, fazendo a diferença entre o volume total, e o volume sem o corpo achamos o volume do corpo.
Material Utilizado
Proveta;
Água;
Cerâmica de piso;
Cilindros metálicos.
Balança de braço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medidas Fisicas
  • Medidas físicas
  • medidas fisicas
  • Física- Medidas
  • Medidas Físicas
  • Medidas Físicas
  • Medidas Físicas
  • Medidas físicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!