Medidas de Pressão

Páginas: 7 (1737 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014



unesp


DEPARTAMENTO DE ENERGIA

LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

MEDIDAS DE PRESSÃO

12/03/2013













Nome:

Turma: 243 (Engenharia Civil).


Professor: José Luz

Disciplina: Laboratório de Fenômenos do Transporte



1 – RESUMO
Neste relatório aferiram-se pressões em diferentes unidades de medidas, e utilizou-se os aparelhos manômetroindustrial, manômetro padrão, vacuômetro industrial e vacuômetro padrão para adquirir os valores de pressão. Estes dados obtidos foram coletados a fim de traçar gráficos para comparar as pressões nos diferentes instrumentos de medida.


2 - OBJETIVO
Consolidar o conceito de pressão conhecendo os diversos instrumentos de medida.

3 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1. Conceito de Pressão
Pressão é definidacomo a componente normal de uma força atuando sobre uma superfície. Portanto a unidade de pressão é a unidade de força por unidade de área a partir do sistema de unidade utilizado.
Equação 1

UNIDADE: Sistema Internacional, SI – Pa (Pascal) =
2.2. Propriedades da Pressão
1º Propriedade: A pressão em um ponto de um fluido em repouso é igual em todas asdireções (princípio de Pascal), conforme ilustra a figura 1.

2º Propriedade: Num fluido em repouso, a pressão é a mesma em todos os pontos situados num mesmo plano horizontal (figura 2).













3º Propriedade: Num fluido em repouso, a força devido a pressão tem a direção normal a superfície de contato, como demonstra a figura 3.
4º Propriedade: A força de pressão num fluidoem repouso tem direção sempre ao interior do fluido, ou seja, é uma compressão e jamais uma tração (figura 4).

4º Propriedade: A superfície livre num líquido em repouso é sempre horizontal. Isto quer dizer que quando uma superfície livre encontra-se inclinada, o fluido está em movimento acelerado, o que pode-se observar na figura 5.

2.3. Pressão Atmosférica
Sobre a superfície livre de umfluido reina a pressão do gás que sobre ele existe. Esta pressão pode adquirir um valor qualquer em um recipiente fechado; mas se o recipiente está aberto, sobre a superfície livre do líquido reina a pressão atmosférica, existente devido ao peso da coluna de ar que gravita sobre o fluido.
A pressão atmosférica varia com a temperatura e com a altitude. A pressão média normal a 0ºC ao nível do maré 1,033 kg/cm2 e se chama atmosfera normal. Uma atmosfera padrão (1 atm) é igual a 760 mmHg.

2.4. Pressão Absoluta e Pressão Relativa
A pressão em qualquer sistema de unidades se pode expressar como pressão absoluta ou como pressão relativa. Esta denominação não afeta a unidade e sim o zero da escala, o chamado zero absoluto.
As pressões absolutas se medem em relação ao zero absoluto,que representa a pressão mais baixa possível, sendo aquela pressão que existiria no vácuo perfeito. A pressão relativa ou efetiva têm como referência a pressão atmosférica. A maioria dos manômetros estão construídos para fornecer pressões relativas em relação a atmosfera local.
Para se determinar a pressão absoluta com exatidão deve-se somar a pressão relativa, obtida no manômetro, com a pressãoatmosférica local, medida em um barômetro, conforme equação 2: Equação 2
sendo: pa – pressão absoluta;
pr – pressão relativa (medida com manômetro);
pb – pressão atmosférica local ou pressão barométrica,(medida com barômetro).







Figura 6 – Unidades e escalas para a medida da pressão.
As referências e as relações entre as unidades maiscomuns para a medida de pressão são ilustradas na figura 6. Uma pressão expressa em termos de coluna de líquido refere-se à força por unidade de área na base da coluna.
A expressão para a variação da pressão com a profundidade num líquido é dada pela equação fundamental da fluidostática: p=.h, que mostra a relação entre a carga h, em unidade de comprimento da coluna de fluido de peso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medida de pressao
  • medida de pressao
  • Medidas de pressão
  • Medida de pressão
  • Medida de pressão
  • Medida de Pressão
  • Medidas de pressao
  • Medida de pa (pressão arterial)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!